IX Circuito Beija-Flor reúne centenas de estudantes do Ensino Médio

Publicado: Sexta, 22 de Março de 2024, 18h40 | Última atualização em Terça, 02 de Abril de 2024, 10h56 | Acessos: 266

A 9ª edição do Circuito Beija-Flor trouxe o tema “Água Fonte da Vida: estações pedagógicas explorando ciência e sustentabilidade socioambiental” e reuniu estudantes de várias escolas de Ensino Médio da Rede Pública de Rio Verde nas dependências do campus,  na manhã desta quinta-feira, 21.

O Circuito Beija-Flor é um projeto institucional, vinculado às ações do Jardim Botânico Rio Verde, com o objetivo de proporcionar a integração família, sociedade e escola numa perspectiva de sensibilização socioambiental e desenvolvimento do conceito de sustentabilidade com a promoção social. Visa também a formação inicial de professores das licenciaturas que estão vinculados ao Programa de Residência Pedagógica e Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

Nesta edição, as atividades desenvolvidas envolveram temáticas relacionadas à educação socioambiental, com foco em, água, tecnologias e meio ambiente e contou com a participação de estudantes do Ensino Médio de escolas públicas do município, professores e coordenadores pedagógicos dessas escolas e estudantes das Licenciaturas ofertadas no Campus Rio Verde.

As estações do Circuito foram montadas em ambientes internos e externos e coordenadas por professores de várias áreas do conhecimento e técnicos administrativos que atuam em diversos setores, como Jardim Botânico, Secretarias e Programas de Pós-graduação.

Ao visitá-las, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer parte do que é desenvolvido em laboratórios de pesquisa dos Programas de Pós-graduação da Instituição.

Participaram de experimentos sensoriais, promovidos pela turma da disciplina de Libras em uma perspectiva de inclusão.

Conheceram o Projeto Reciclar: reciclagem de papel e a economia de água desenvolvido no Colégio Filhinho Portilho, por meio do Residência Pedagógica. Eles também percorreram trilha ecológica guiada para saber mais sobre a fauna e flora do Cerrado.

Tiraram dúvidas sobre a dengue: prevenção e tratamento; Souberam mais sobre empreendedorismo e inovação por meio das startups da Incubadora de empresas IF For Business; Manusearam objetos produzidos nas impresssoras 3D do Laboratório LabMaker; dentre outros. Nesta edição a Secretaria do Meio Ambiente e Saneago estiveram presentes nas atividades.

Os estudantes também tiveram a oportunidade de mostrar seus talentos musicais com belíssimas apresentações.

Foi uma manhã de integração, aprendizado e muita diversão.

Participaram do IX Circuito Beija-Flor:

Cepmg Carlos Cunha Filho: preceptor Flávio Arantes Campos
Colégio Filhinho Portilho: preceptor Manoel Aguiar
Colégio Oscar Ribeiro: preceptor Carlos Eduardo
Escola Estadual Eurico Veloso do Carmo.
Colégio Estadual Sol
Colégio Estadual Quintiliano