Portal do Governo Brasileiro

16ª edição do Dia de Campo será realizada nesta sexta-feira

Câmpus Morrinhos prepara 16ª edição do Dia de Campo
O tradicional Dia de Campo do Instituto Federal Goiano – Câmpus Morrinhos será realizado no dia 17 de abril e os preparativos para receber o público visitante já estão sendo finalizados. Além dos produtores rurais, a 16ª edição do evento tem como público-alvo estudantes do ensino fundamental e médio de diversas escolas da região onde se localiza o câmpus. Para isso, caravanas estão sendo organizadas pela equipe da Diretoria de Extensão da unidade.
A programação traz a apresentação de culturas e de projetos inovadores desenvolvidos na unidade do IF Goiano. O percurso inclui a passagem por três estações: Área de Plantio, Curral Anti-Stress e Projeto Galinha Feliz. Na primeira, os visitantes poderão conhecer detalhes de alguns tipos de plantação, entre elas o arroz, milho, girassol, soja, feijão-guandu, aveia-preta, sorgo e gramíneas (plantas de cobertura). Realizado por alunos estagiários e voluntários, o trabalho está sob a coordenação do professor Emerson Trogello, do curso de Agronomia.
Curral anti-stress – O novo espaço representa uma iniciativa de manejo racional, isto é, a adoção de técnicas que trazem para o primeiro plano a preocupação com o bem-estar animal. A nova estrutura oferece grandes vantagens em relação ao curral convencional. Evita, por exemplo, a visão do gado para o lado de fora, não agitando e nem distraindo o animal. “A visão periférica dos bovinos dificulta a lida e isso, muitas vezes, acaba por maltratá-los”, explica o professor Wallacy Barbacena, do curso de Zootecnia.
O novo curral dispõe de brete com parede móvel, permitindo que o compartimento que retém e pesa o gado adapte-se ao tamanho do animal e o condicione a entrar no curral para ser submetido a algum tipo de manejo (vacinação, castração, pesagem). “Não será mais necessário se utilizar da força para colocar o boi, vaca ou bezerro naquele espaço e ele vai seguir o fluxo naturalmente”, destaca o docente, acrescentando que a estrutura é toda em forma de curva, o que dá a sensação para o animal de estar voltando de onde ele veio.
Galinha Feliz – Assim como o curral anti-stress, o projeto visa humanizar o tratamento dado aos animais, neste caso, às galinhas. “Diferente do que ainda acontece em muitas granjas, onde a ave fica o tempo inteiro numa gaiola só pondo ovo, a ideia é realmente proporcionar a esses animais uma vida de galinha. Então, durante o dia, elas ficam livres no piquete, ciscando à vontade, e à noite são levadas para dentro do galpão, onde terão ração e os ninhos para colocarem seus ovos”, explica a técnica em agropecuária Rogéria Cardoso, atual gerente de Produção do Câmpus Morrinhos.
Assessoria de Comunicação Social

Pea_para_Site

O tradicional Dia de Campo do Instituto Federal Goiano – Câmpus Morrinhos será realizado na sexta-feira, 17. Além dos produtores rurais, a 16ª edição do evento tem como público-alvo estudantes do ensino fundamental e médio de diversas escolas da região onde se localiza o câmpus. Até o momento, a Diretoria de Extensão da unidade conseguiu confirmar a participação de 23 caravanas.

Última atualização ( Qui, 16 de Abril de 2015 11:17 )
 

Veja resultado homologado da eleição para Coordenação de Química

O mandato do coordenador será de 2 (dois) anos, permitida uma recondução por
igual período.Posse do novo coordenador Local a ser definido pelo
colegiado do curso
04/05/2015 às
19:15 h
O Instituto Federal Goiano - Câmpus Morrinhos torna pública a homologação do resultado da votação para escolha do Coordenador do Curso de Licenciatura em Química. Conforme o cronograma do edital, a posse do coordenador eleito será realizada no dia 4 de maio, às 19h15, em local a ser definido pelo colegiado do curso. O mandato no cargo será de dois anos, permitida uma recondução por igual período.

 

Confira edital para eleição de coordenador do curso de Agronomia

Confira edital para eleição de coordenador do curso de Agronomia
O Instituto Federal Goiano - Câmpus Morrinhos torna público o edital da eleição para a escolha do Coordenador do Curso Superior de Bacharelado em Agronomia. Os interessados em concorrer ao cargo deverão se inscrever no dia 22 de abril, das 8h às 10h e das 14h às 16h, na Direção de Ensino.
Para se candidatar, o docente deverá estar enquadrado no regime de dedicação exclusiva, ter formação acadêmica na área do curso e estar em efetivo exercício no câmpus. É necessário apresentar a Ficha de Inscrição preenchida e anexar a cópia do Diploma de Graduação.
O processo eleitoral ocorrerá na forma de votação secreta, atribuindo-se o peso de 2/3 para a manifestação do corpo docente e de 1/3 para a manifestação do corpo discente. Têm direito a votar todos os alunos regularmente matriculados nas unidades curriculares do curso e os docentes que ministram ou ministraram disciplinas no curso nos últimos dois anos e estão em efetivo exercício no Câmpus Morrinhos.
Conforme o cronograma do edital, a publicação preliminar dos votantes e dos candidatos inscritos será realizada no dia 23 de abril, com prazo para recursos de até 24 horas após a publicação. A votação está marcada para o dia 27 de abril, das 9h às 15h, em local ainda a ser divulgado pela Comissão Eleitoral.
Clique aqui e confira o edital
Assessoria de Comunicação Social

O Instituto Federal Goiano - Câmpus Morrinhos torna público o edital da eleição para a escolha do Coordenador do Curso Superior de Bacharelado em Agronomia. Os interessados em concorrer ao cargo deverão se inscrever no dia 22 de abril, das 8h às 10h e das 14h às 16h, na Direção de Ensino.

 

Banner
Banner
Banner
Banner