IFs realizam evento de apoio a pessoas com necessidades específicas

Os Institutos Federais Goiano (IF Goiano), de Goiás (IFG) e de Brasília (IFB) promovem na quinta, 17, e sexta-feira, 18, o Encontro dos Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napnes) da Região Centro-Oeste. O evento será realizado na Cinemateca do IFG, em Goiânia, das 8 às 17 horas, e é aberto a toda comunidade.

Além de promover conferências, debates e relatos de experiências, o Encontro é realizado com o objetivo de traçar diretrizes que vão compor um conjunto de ações da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Estas vão nortear a criação de uma política para todo o País. O documento será apresentado no Encontro Nacional dos Napnes, que acontecerá de 22 a 24 de novembro, em Brasília.

No evento em Goiânia também estão previstas participações de representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e de instituições da rede federal localizadas em outras regiões do Brasil, como Bento Gonçalves (RS) e Rio de Janeiro (RJ).

Sobre o Núcleo – O Napne faz parte do programa Tecnologia, Educação, Cidadania e Profissionalização para pessoas com Necessidades Específicas (TEC NEP), desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC). É o setor que, dentro da instituição, articula processos e pessoas em âmbito interno, envolvendo todo recurso humano e também os pais dos estudantes. Tem como objetivo principal criar na Instituição a cultura da “educação para a convivência” e aceitação da diversidade.

Hoje há três campi no IF Goiano com Napnes implantados: Ceres, Morrinhos e Urutaí. Dentre as atividades desenvolvidas permanentemente há Equoterapia e atendimento para deficientes, dentre outras. Há ainda ações pontuais de inclusão, como campanhas, palestras e apresentação de paineis.

Clique e veja programação do evento

Assessoria de Comunicação Social – Reitoria