Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Publicação

IF Goiano lança livro sobre Formação de Professores

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 06 de Abril de 2021, 09h20 | Última atualização em Terça, 06 de Abril de 2021, 17h14 | Acessos: 617

publicação contém 14 capítulos e será lançada oficialmente durante o IV Elped. 

O Instituto Federal Goiano lança o livro "Formação de Professores - subsídios para a prática docente", Vol. 1 pela Editora Fi. O livro é composto de 14 capítulos que registram o posicionamento crítico-reflexivo dos professores do Instituto Federal Goiano, que compreendem o espaço escolar como ambiente propício à democratização de conhecimentos e à criação de oportunidades. Os capítulos reúnem subsídios e estratégias que destacam as especificidades da docência,  principalmente no que se refere ao ato de ensinar, tanto como um direito quanto um dever.

A coletânea também trata de estratégias de leitura, escrita e reescrita de textos em sala de aula; o espaço das/nas ciências humanas; os aspectos da história regional e local; a integração curricular; a integração de conceitos matemáticos; o ensino de ciências nas atividades artísticas; o corpo humano no ensino da biologia; as tecnologias na educação; o estágio como espaço de aprendizagem; a identidade profissional; os quilombolas nos livros didáticos e o processo de inclusão escolar.

De acordo com Iraci Silva, uma das organizadoras da obra, "A proposta lançada aos autores era produzir um capítulo que envolvesse a teoria e pràtica, ressaltando a prática (fundamentada) para que os professores/leitores pudessem repensar/planejar sua prática", explica. Para ela, o livro pode servir como subsídio para a prática docente. "Nesta ação da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, nosso objetivo é que os professores, ao ler o livro, poderiam repensar a sua prática pedagógica e  encontrar formas de melhorar. O livro traz em si o sentimento de companheirismo, pretendendo contribuir para a reflexão e ação no contexto escolar. Na perspectiva dos que entendem, como Freinet, que um professor terá sempre o que contribuir no processo formativo de outro professor", completa.

A produção do livro faz parte das estratégias de fortalecimento da proposta de APCN Formação de Professores e Práticas Educativas, que vem sendo elaborada desde 2019. Há várias outras estratégias que vem sendo desenvolvidas: A oferta da lato sensu Formação de Professores e Práticas Educativas, o Seminário Internacional de Formação de Professores, o incentivo de produção na aérea de educação ou ensino e outras. 

O lançamento oficial da obra ocorrerá durante a realização do IV Elped, entre os dias 9 e 11 de junho. O evento terá o tema "Formação de professores e didática em tempos de pandemia" e debaterá questões acerca de políticas educacionais para a formação de professores e do trabalho docente, com vistas a contribuir para a melhoria e inovação de procedimentos didático/metodológicos no processo de ensino-aprendizagem na educação básica e superior, especialmente da rede pública. 

 

Clique aqui e faça o download gratuito da obra

 

 Diretoria de Comunicação Social

registrado em:
Fim do conteúdo da página