Instituto avalia qualidade de vida no trabalho

Publicado: Sexta, 01 de Julho de 2022, 13h14 | Última atualização em Sexta, 01 de Julho de 2022, 16h42 | Acessos: 439

Pesquisa pode ser respondida até agosto pelo e-mail institucional.

Como são suas condições de trabalho? As relações socioprofissionais no seu setor são saudáveis? Sente-se valorizado e respeitado no seu ambiente laboral? Essas são algumas questões que poderão ser respondidas, anonimamente, por meio do Diagnóstico Institucional de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). O instrumento vai subsidiar a construção de uma Política de QVT no Instituto Federal Goiano (IF Goiano).

Para tanto, todos os servidores receberão o link da pesquisa no e-mail institucional. A iniciativa é do Grupo de Trabalho Diagnóstico de QVT do Programa Bem Viver, formada por 12 participantes. A pesquisa foi aprovada pelos Comitês de Ética em Pesquisa do IF Goiano e do Instituto Federal de Goiás (IFG). O objetivo principal deste estudo é conhecer o que pensam os servidores de ambas instituições sobre o contexto de trabalho em que estão inseridos.

Sob a ótica das organizações, o QVT é um instrumento de gestão que visa à promoção do bem-estar individual e coletivo, o desenvolvimento pessoal dos trabalhadores e o exercício da cidadania organizacional nos ambientes de trabalho. Já do ponto de vista dos participantes, diz respeito ao contexto de trabalho, vivências, reconhecimento, possibilidade de crescimento profissional e respeito às características individuais.

A coordenadora do Grupo de Trabalho do QVT, Cerida Oliveira, lembra que é necessário o empenho da alta gestão para construir ações de modo a facilitar o desempenho da organização e, ao mesmo tempo, proporcionar o bem-estar do trabalhador.  “A partir do estudo, poderão ser implementadas medidas individuais e coletivas que proporcionem saúde física e mental aos servidores como, por exemplo, democratização e transparência no acesso às funções e melhoria na distribuição de tarefas”, ressalta a pesquisadora.

O QVT poderá ser respondido até o início do mês de agosto. Dúvidas podem ser tiradas pelo e-mail diagnosticodeqvt@ifgoiano.edu.br.

Diretoria de Comunicação Social

registrado em: