Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Integra

Egressos participam de encontro institucional

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sábado, 19 de Novembro de 2022, 01h18 | Última atualização em Segunda, 21 de Novembro de 2022, 19h07 | Acessos: 714

Além da integração, evento possibilitou apresentar dados de pesquisas e buscar o feedback de ex-alunos da Instituição.

Evento foi apresentado pelo professor Rogério Justino
Evento foi apresentado pelo professor Rogério Justino

Descontração, nostalgia e conhecimento marcaram a noite de quinta-feira, 17, no II Encontro Institucional de Egressos do IF Goiano. O evento faz parte da programação do 4º Integra e foi organizado simultaneamente de forma presencial e on-line para aproximar ex-alunos, apresentar dados de pesquisas e buscar o feedback daqueles que um dia fizeram parte do corpo discente da Instituição. 

Na ocasião, prestigiada por gestores, servidores e egressos de todas as unidades de ensino do IF Goiano, dezenas de ex-alunos apresentaram o que estão fazendo no mundo do trabalho e como a autarquia contribuiu com a formação. Nelmício Furtado, por exemplo, lembrou que foi o primeiro estudante da Rede Federal a cursar todos os níveis de ensino na mesma Instituição – o Campus Rio Verde. Ele cursou do técnico ao doutorado em Ciências Agrárias, e não parou por aí: atualmente está fazendo pós-doutorado. 

José Wemerson, egresso do Campus Ceres, cursou técnico em Agropecuária e graduação em Ciências Biológicas. Contou que no IF Goiano teve as primeiras experiências com ensino, pesquisa e extensão. Foi convidado para participar em 2023 de programa de estágio na Universidade de Leeds, no Reino Unido, para aprimorar seu método de pesquisa e trazer para o Brasil. 

“Sou muito feliz de carregar o nome do IF Goiano no meu diploma e gostaria que todas as pessoas tivessem acesso ao ensino e à vivência que eu tive lá”, acrescenta Luíne Fonseca, ex-aluna do curso de Veterinária do Campus Urutaí. As trajetórias de sucesso exemplificam dados expostos de pesquisa realizada com mais de mil egressos da Instituição e expostos durante o evento. 

De acordo com o estudo, quase 40% dos estudantes da Instituição estão trabalhando nas áreas de formação; 88% têm renda mensal de 1 a 5 salários mínimos – sendo que à medida em que aumenta o nível escolar, aumenta proporcionalmente o salário. O levantamento aponta, ainda que 53% consideram o curso que fizeram excelente e que a relação entre professores/equipe e a qualidade do ensino são os fatores que mais influenciaram na permanência dos estudantes até o final da formação. 

Ciências Agrárias - O encontro apresentou, ainda, dados na mesma direção relacionados a pesquisa voltada à área de Ciências Agrárias de todas as Instituições de Ensino públicas do estado de Goiás. Segundo a professora Cássia Arantes, do Campus Rio Verde – também egressa da Instituição – a maioria dos ex-alunos da área estão inseridos no mercado, principalmente em cargos de gestão ou comercialização de produtos. 

Quando se faz um recorte de gênero na pesquisa, porém, os resultados mostram informações preocupantes. Do total de egressos de Ciências Agrárias desempregados, por exemplo, 80% são mulheres. Não bastasse isso, elas recebem metade da renda dos homens na mesma função e têm mais dificuldade de conseguir postos mais elevados de trabalho. 

Outras atrações – Além dos relatos e dados de pesquisa, o II Encontro Institucional de Egressos teve sorteio,  depoimentos de gestores, exposição de fotos e momento cultural – todos traduzidos por intérpretes de libras. A dupla Antoniel – servidor da Reitoria - e JJ, apresentou vários sucessos da música popular brasileira na cantoria de viola. Também foi solicitado aos presentes participar de nova pesquisa de opinião, reformulada, a fim de obter resultados mais atualizados. 

A pró-reitora de Extensão da Instituição, Geísa Boaventura, lembrou aos presentes que o evento faz parte da Política de Acompanhamento de Egressos do IF Goiano, existente desde 2017. “Os egressos são a ponte da Instituição com a sociedade e nos possibilitam avaliar a oferta de cursos e propor melhorias”,  explicou.

 

Diretoria de Comunicação Social

registrado em:
Fim do conteúdo da página