Começa Congresso de Educação Especial

Publicado: Sexta, 25 de Novembro de 2022, 01h13 | Última atualização em Terça, 29 de Novembro de 2022, 23h05 | Acessos: 788

Evento, que aborda o Autismo, será realizado até sábado, 26, no Campus Avançado Ipameri.

Com o tema “Autismo: Comportamento, Alimentação, Interação Social e Educacional”, o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) - Campus Avançado Ipameri realiza o I Congresso de Educação Especial da unidade. O evento acontece até sábado, 26, nas dependências do Campus.

A cerimônia de abertura foi promovida na noite desta quinta-feira, 24, no auditório da unidade e contou com a participação de gestores da Instituição, servidores e alunos do Campus, representantes políticos, da Apae e Pestalozzi e comunidade em geral. O momento foi iniciado com apresentação musical.

Iniciando as falas da noite, a diretora geral do Campus, Juliana Cristina da Costa Fernandes enalteceu o momento e agradeceu a organização pela grandiosidade do evento. “Precisamos aprender sobre Educação Inclusiva”, afirmou. De acordo com a Comissão Organizadora, o Congresso superou as expectativas e recebeu mais de 300 inscritos.

A frente da organização, a diretora de Extensão do Campus Avançado Ipameri, Uiara Vaz Jordão se emocionou ao dizer que o evento foi pensado para que pessoas com necessidades específicas possam ser compreendidas e incluídas no ambiente educacional. “Adentrar esse universo é muito importante”, confirma. Nesse sentido, a professora explica que o evento visa contribuir com professores do município e região para o atendimento desta demanda. De acordo com Uiara, a segunda edição do evento já tem data marcada para os dias 1, 2 e 3 de junho de 2023. “Firmamos o compromisso de trazer os melhores profissionais e as temáticas mais pertinentes”, finaliza.

Diretor de Assuntos Estudantis, Sebastião Nunes, reiterou a importância do evento e incentivou a proposta de eventos dessa natureza. Para o reitor do IF Goiano, Elias Monteiro, a Educação possibilita a sensibilidade para compartilhar a vivência do outro ainda que não tenhamos passado por aquela experiência. Em uma sociedade polarizada e dicotômica, o professor agradeceu a possibilidade de discutirmos essa temática durante o evento.

Palestra – O palestrante da cerimônia, psicólogo José Raimundo Fación, falou sobre “Inclusão escolar e suas implicações”. Em tom descontraído e acolhedor, Fación apresentou um histórico sobre como a inclusão chegou no ambiente escolar. De acordo com o palestrante, a questão não se refere às pessoas responsáveis pela prática, mas sim às metodologias utilizadas.

Além de apresentar elementos para uma inclusão eficaz, o psicólogo falou de sua experiência na prática da inclusão escolar e também sobre a rotina para famílias com autistas. Por fim, apresentou reflexões e propostas para processos de aprendizagens para famílias de autistas.

Diretoria de Comunicação Social

registrado em: