Campus Ceres realiza Reunião de Integração Família-Escola

Publicado: Segunda, 04 de Outubro de 2021, 22h26 | Última atualização em Segunda, 01 de Novembro de 2021, 22h35 | Acessos: 505

Transmitida ao vivo pelo Youtube, a reunião trouxe explicações sobre as etapas de retorno presencial

Por Tiago Gebrim

O Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizou nesta segunda-feira, 04 de outubro, a Reunião de Integração Familia-Escola (clique e assista) para o 2º semestre de 2021. A reunião ocorreu em formato de transmissão ao vivo (live), por meio do canal do Campus no Youtube.

Como tema principal, a apresentação se pautou em explicar aos estudantes e à comunidade em geral sobre o protocolo de retorno às atividades presenciais, especialmente as aulas, o que dependerá das condições de cada região. No documento elaborado pelo IF Goiano, este retorno dependerá do avanço das etapas indicativas das condições sanitárias – atualmente Ceres está na situação vermelha, a mais preocupante.

“Sabemos do desejo de retornar às atividades presenciais. Mas desde o início estamos prezando nossa saúde, a vida dos nossos estudantes, servidores e familiares”, explicou o diretor-geral do Campus, Cleiton Mateus. “Estamos sempre atentos aos indicadores gerados pela Secretaria de Saúde do Estado de Goiás, e muitas das vezes nos deparamos com uma situação nada favorável para voltarmos às aulas presenciais de forma segura e responsável”, continuou.

O diretor-geral trouxe os dados sobre a unidade, que tem um formato muito diferente de uma escola convencional. “Temos estudantes de 215 municípios do País e 22 estados, e cerca de 180 deles vivem nas nossas residências estudantis”, informou Cleiton. Isso, aliado, às estruturas de laboratórios, salas de aulas e outras dependências do Campus, planejadas para comportar uma média de 40 estudantes, dificulta um retorno seguro enquanto os indicadores demonstrarem risco.

Situação da região de Ceres em relação ao Covid-19, segundo dados da Saúde de Goiás, em apresentação do diretor-geral, Cleiton Mateus

Retorno em etapas – Em sua fala, o diretor de Ensino, Adriano Braga, explicou como será a volta às atividades presenciais, conforme as etapas indicativas de segurança sanitária: “A etapa vermelha é a em que estamos atualmente. Nela, a realização de todas as atividades é de forma remota”. As etapas seguintes são a laranja, amarela e verde.

Na etapa laranja terá início o retorno ao acesso de estudantes na biblioteca, em laboratórios e para aulas práticas. Na seguinte, amarela, o retorno às atividades de forma mista – presencial e remoto. Para estudante que estão em estágio ou morando longe de Ceres, Adriano informa que não será preciso se preocupar, pois as transições serão anunciadas com antecedência.

“O retorno será gradual e até durante a etapa amarela será garantido aos estudantes a permanência em atividades de forma remota”, explicou Adriano. “Além disso, a transição de uma etapa para a outra será realizada com aviso prévio de 15 dias”, finalizou.

Cartilha explicativa do retorno às atividades presenciais, elaborada pelo IF Goiano, e disponível para acesso aqui

Ascom Campus Ceres