Mestrado em Irrigação no Cerrado é conceito 4

Publicado: Sábado, 17 de Setembro de 2022, 15h55 | Última atualização em Segunda, 03 de Outubro de 2022, 15h27 | Acessos: 417

Primeiro programa de pós-graduação do Campus Ceres teve nota ampliada em sua primeira avaliação pela Capes. Novo conceito abre caminho para doutorado

Por Tiago Gebrim

O mestrado profissional em Irrigação no Cerrado (PPGIC) do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) recebeu, no último dia 12 de setembro, resultado de sua primeira avaliação quadrienal. Conduzida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a avaliação ocorreu sobre o período 2017 - 2020, e resultou na ampliação do conceito do programa de pós-graduação, que teve nota elevada para 04.

A avaliação se baseou em diversos aspectos do curso, desde a infraestrutura disponível, incluindo laboratórios e equipamentos, até o impacto social e econômico do programa na região. A coordenadora do curso, Priscila Selari, destaca que um dos pontos muito elogiados pelos avaliadores foi a inserção do PPGIC junto a empresas da região, o que reforça sua oferta como mestrado profissional, voltado a resolução de demandas por meio de pesquisas aplicadas.

O gerente de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação do Campus Ceres, Matias Noll, lembra que este foi o primeiro programa de mestrado da região Centro Norte do estado. “A relevância desse curso se dá por possibilitar a interiorização do ensino de qualidade e também a verticalizarão, está de acordo com os pressupostos da criação dos IFs”, indica. Implantado em 2015, o curso atrai atualmente estudantes de diversos estados do País, principalmente da região Norte.

“O resultado da avaliação do nosso PPGIC pela Capes é um fato motivador, mostra que estamos no caminho certo e claro, que ainda temos muitos e grandes desafios nos próximos anos”, comemora o diretor-geral do Campus Ceres, Cleiton Mateus. Ele ainda diz que, como resultado da avaliação, novas portas podem se abrir na perspectiva da pós-graduação: “O maior benefício, de imediato, é a possibilidade de submeter à Capes uma proposta para a implantação de Doutorado, permitindo novas oportunidades à nossa sociedade”.

Confira abaixo as principais perguntas sobre a avaliação e os novos horizontes para o curso, respondidas pela coordenação do PPGIC e direção-geral:

Do ponto de vista institucional, o que representa hoje o PPGIC para o Campus Ceres? Qual é o impacto que ele tem na consolidação da unidade como referencial de pesquisa e inovação para a região Centro Norte do estado?

Cleiton: O PPGIC é um grande marco para a nossa história, sendo o primeiro mestrado ofertado na região, proporcionando oportunidades a qualificação profissional, para preparar para o mercado de trabalho assim como para desenvolver/ ajustar tecnologias para a produção, conforme as nossas condições específicas de clima e solo. O desenvolvimento e execução de projetos de pesquisa e inovação, as parcerias com o setor produtivo, voltado as demandas específicas da região possibilita a nossa contribuição efetiva com a sociedade, e consequentemente, torna-se uma referencia para a busca de soluções para o setor produtivo da nossa região.

Quais os critérios são elencados para definir a nota de um programa como esse, de mestrado profissional?

Priscila: A estrutura curricular, infraestrutura, o perfil dos docentes, produção intelectual dos discentes atuais e egressos, e também a produção científica dos professores.

Quais foram os pontos que tiveram evolução para justificar a ampliação da nota do PPGIC?

Priscila: Tivemos muitos elogios dos avaliadores e conceito Muito Bom para a coerência entre nossas linhas de pesquisa e a missão e o objetivo do programa. Tudo isso conversa muito bem e foi bem avaliado. Também a estrutura curricular, que se afasta um pouco do acadêmico e vai para o lado profissional, para se aproximar às demandas do mercado de trabalho. Outro ponto em que fomos muito felizes foi a infraestrutura - ter um prédio próprio para a pós-graduação foi muito bem visto pelos avaliadores. Também o impacto social e econômico na sociedade foi muito elogiado.

Qual a avaliação hoje sobre o Programa, dentro das suas propostas gerais?

Priscila: As perspectivas são muito boas, o PPGIC tem atendido à região, tem trazido inovação, aprofundamento em pesquisas na área de Irrigação - uma pesquisa aplicada para aumentar a produtividade da região aqui. Temos feito a diferença: são várias empresas que vem até nós, temos estudantes vindos de companhias diferentes. As empresas estão interessadas nas novas tecnologias que o PPGIC tem a oferecer, e apoiam o Programa, permitindo que seus funcionários façam as disciplinas, façam conosco o mestrado… É um impacto não só no Vale de São Patrício, mas além, eu diria, porque temos estudantes de fora, de Tocantins, Maranhão, Pará, Ceará, Piauí… O impacto social, econômico, tecnológico é de grande relevância.

O que a elevação da nota do Programa traz de vislumbre para seu futuro, e para o futuro das ações de pesquisa e pós-graduação no Campus Ceres?

Cleiton: Acredito que toda avaliação deve ser aceita para o nosso crescimento, evidenciando pontos relevantes, fortes, em que as vezes não reconhecemos e valorizamos no nosso dia a dia, e claro também que devemos aproveitar como alerta em pontos que merecem atenção e compromisso para melhorá-los. Assim, o resultado da avaliação do nosso PPGIC pela Capes, com aumento da nota do Programa, é um fato motivador, mostra que estamos no caminho certo e claro, que ainda temos muitos e grandes desafios nos próximos anos. Creio que o maior benefício com o resultado desta avaliação, de imediato, seja a possibilidade de submeter à Capes uma proposta para a implantação de doutorado, dentro dessa área de pesquisa, permitindo dessa forma, ofertar novas oportunidades à nossa sociedade.

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres