Comunidade Quilombola

IF Goiano divulga livro subre uso de plantas medicinais

Publicado: Sexta, 16 de Abril de 2021, 09h23 | Última atualização em Segunda, 19 de Abril de 2021, 17h58 | Acessos: 1150

O Instituto Federal Goiano publica livro intitulado "Plantas Medicinais Manipulação e uso na comunidade Quilombola do Cedro - Mineiros-GO". A publicação é parte dos resultados obtidos por meio da pesquisa intitulada “Cultura Quilombola do Cedro em perspectiva intercultural no Ensino Básico”, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), desenvolvida por servidores da Instituição, em parceria com a Universidade Federal de Jataí/GO (UFJ).

Para a construção da pesquisa, entre 2015 a 2018 foram realizados estudos de caráter etnográfico e etnobotânico na Comunidade Quilombola do Cedro, localizada na cidade de Mineiros, no estado de Goiás. Os estudos tiveram o objetivo de resgatar as histórias culturais locais e a inter-relação homem e planta, fortalecendo a preservação das diversidades cultural e vegetal. Como resultado dessa pesquisa foi elaborada uma coleção de material paradidático que visa contribuir para um diálogo intercultural entre a comunidade dos remanescentes e a sociedade, em especial, com a comunidade escolar.

De acordo com uma das organizadoras da obra, Tatianne Silva Santos, os saberes tradicionais dos cedrinos sobre as plantas medicinais do bioma Cerrado tem chamado atenção do meio acadêmico. "Essas garrafadas são muito utilizadas na região e são oriundas do conhecimento adquirido pelo quilombo ao longo de gerações", explica. Neste material, encontram-se registradas aproximadamente 170 espécies de plantas utilizadas pelos remanescentes na manipulação de seus produtos. A catalogação traz o nome científico e popular, família e a parte da planta utilizada como princípio ativo.

De acordo com Tatiane,  um grupo interdisciplinar de pesquisadores composto por docentes, alunos e técnicos administrativos buscou, por meio da pesquisa, que a partir desta obra, outros pesquisadores possam se interessar pelo tema e aprofundar as pesquisas. "Pretendemos buscar com essa obra uma forma de contribuir para a validação destes saberes tradicionais como científicos", explica. Apesar desses esforços, o conhecimento que se tem acerca da utilização de plantas, por parte de comunidades tradicionais inseridas no domínio do Cerrado, ainda é insuficiente, uma vez que o uso dessas plantas já representou o principal  recurso terapêutico para a manutenção da saúde e o tratamento de doenças por parte dessas comunidades.

Para a coordenadora substituta da Editora IF Goiano, Lídia Morais, se trata de uma obra com perspectivas interculturais e cuja pesquisa se pautou em base etnográfica e etnobotânica. "Sabemos da grande relevância dos estudos, registros e compartilhamentos das informações no que se refere aos  aspectos culturais, comportamentais e das relações entre o homem e elementos da natureza. Reunir todas essas vertentes em uma obra, é de grande valia social, científica, antropolóigca e cultural", explica.

Esta obra está dividida em três partes: a primeira apresenta aspectos históricos, geográficos, socioeconômicos e culturais da Comunidade Quilombola do Cedro; a segunda parte traz um relato sobre o trabalho dos cedrinos com as plantas medicinais e a última apresenta a catalogação de parte das plantas medicinais utilizadas por eles.

Clique e acesse o livro

Diretoria de Comunicação Social