Residência Pedagógica

Aberta seleção de estudantes para o Programa

Publicado: Terça, 20 de Setembro de 2022, 07h26 | Última atualização em Terça, 27 de Setembro de 2022, 08h36 | Acessos: 1882

Edital visa selecionar discentes dos cursos de licenciatura do IF Goiano. Inscrições devem ser realizadas no período de 21 de setembro a 2 de outubro.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) divulga edital de seleção para o Programa de Residência Pedagógica 2022. O certame visa selecionar discentes dos cursos de licenciatura da Instituição. As inscrições devem ser realizadas no período de 21 de setembro a 2 de outubro, via e-mail (veja edital abaixo).

Para participar da seleção, o estudante deve ter cursado o mínimo de 50% do curso ou estar cursando a partir do 5º período. O bolsista deverá dedicar no mínimo 23h (vinte e três horas) mensais e as bolsas serão de 400,00 pagas diretamente pela CAPES. O número de vagas por área e a composição dos subprojeto e núcleos estão previstos no edital.

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.

A Residência Pedagógica tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica.

Acesse a retificação do edital

Clique e leia o edital

Diretoria de Comunicação Social