Egressos do Campus Ceres se inserem na política local

Publicado: Quarta, 16 de Dezembro de 2020, 01h10 | Última atualização em Sexta, 08 de Janeiro de 2021, 19h30 | Acessos: 798

Conheça os dois egressos do curso técnico em Agropecuária que, separados por duas décadas de conclusão de curso, fazem caminho como vereadores na região

O egresso do Campus Ceres David Daniel Brito foi eleito, no último mês de novembro, o vereador mais jovem pelo partido MDB no estado de Goiás. Formado no curso técnico em Agropecuária e morador de São Patrício, onde se elegeu, David Daniel tem apenas 18 anos e, entre seus interesses na câmara municipal, quer trabalhar pelos produtores locais. Sua trajetória mostra que, para além da formação técnica, a experiência na Rede Federal possibilita ampliar os horizontes para outros exercícios como cidadão.

O jovem não é o único egresso do Campus Ceres a participar da vida política. Nas mesmas eleições, Weder Rubens, técnico em Agropecuária pela então Escola Agrotécnica Federal de Ceres, reelegeu-se como vereador por Ceres. Apesar de não ter seguido a carreira técnica, ele também reforça a importância da formação integral concedida pelo IF Goiano, ao apontar que foi em sua vivência na Instituição que aprendeu o traquejo para lidar com situações difíceis e pessoas em geral.

Weder Rubens, egresso da turma de 1997, e David Daniel, da turma de 2017

Os dois vereadores concederam entrevista para o Campus Ceres, na qual destacaram a relevância da formação para suas escolhas e trajetória.

Como foi sua trajetória no IF Goiano?

David Daniel: Muito marcante. Quando eu cheguei lá não tinha pensamento futuro para faculdade, nem de ingressar em vida política. A gente chega lá os professores, que são tão bem capacitados, abrem a “ideia” da gente.

Weder: Foram três anos de muito aprendizado e luta. Graças a Deus, com muito esforço, deu certo. Eu me formei em 2000, turma de 1997. Fiz o Ensino Médio e o curso técnico em Agropecuária.

O que motivou sua escolha de curso?

David Daniel: O fato de eu já morar em zona rural, tenho amor pela área e era minha oportunidade de um ensino melhor, público, gratuito, e o aperfeiçoamento mesmo.

Como foi seu ingresso na vida política?

David Daniel: Eu entrei na vida política por gosto e vontade. Desde novo acompanhei minha família, que sempre foi partidária, participando de eventos políticos, reuniões, carreatas em épocas de campanha. Aí decidi me candidatar, após receber convite, e meus amigos me apoiaram. A gente como vereador tem opção de falar pelo povo. Sempre gostei de estar à frente, ajudando. No IF mesmo eu fui líder de sala por dois anos consecutivos, organizando e buscando melhorias para a sala, e sempre me saí bem nessa questão. Me senti no direito de buscar melhorias para a população, da mesma forma, na política.

Weder: Bem, nós temos muitos amigos em Ceres. Um deles, à época era vereador pelo município e foi convidado a ser vice-prefeito. Então foi preciso um substituto no partido para ser candidato a vereador, e me foi feito o convite. Conversei com a família e tive o apoio, e tive essa experiência, que graças a Deus deu certo, e estamos aqui, no segundo mandato.

Você acredita que sua passagem pelo IF Goiano tenha influenciado ou mesmo ajudado em sua incursão na vida política?

Weder: O Instituto foi uma das melhores experiências da minha vida, tanto para minha formação quanto para a minha carreira política hoje. Lá você lida com muitas pessoas, muitas situações, assim como na política. Devido às experiências que tivemos no Instituto hoje, pra lidar com algumas situações, a gente tira de letra.

David Daniel: Sim, acredito porque temos oportunidade de conhecer várias pessoas com histórias diferentes. Os eventos que a Instituição promove incentiva a participação e interação dos discentes, acaba nos despertando o interesse de lutar pelos direitos sociais.

Em que áreas você pretende se dedicar como vereador em São Patrício?

David Daniel: Pretendo me dedicar em especial ao povo do campo, que gera renda ao município. Sabemos que a renda municipal é proveniente desta força de trabalho. O IF me proporcionou conhecimento na área técnica da Agropecuária, possibilitando maior conhecimento de demandas da área rural. Também pretendo me dedicar à juventude, na questão de transporte universitário. Eu passei dificuldade porque precisava do transporte pra ir pro campus e o atual gestor custou a dar o transporte, sei como é difícil [esse ponto].

Após o primeiro mandato, pelo que idealiza agora, você quer permanecer na vida política?

David Daniel: Pretendo sim, porque a política brasileira atual vive um período de grande perda de credibilidade frente à opinião pública, e motivos não faltam. Eu como jovem acredito que podemos mudar esse cenário com novas ideias e caminhos, fazendo a população enxergar a política como um meio de transformação.

Ascom Campus Ceres