ProfEPT inicia suas atividades no Campus Ceres

Publicado: Quarta, 07 de Abril de 2021, 22h13 | Última atualização em Quinta, 15 de Abril de 2021, 09h02 | Acessos: 620

Momento inaugural do novo mestrado da unidade foi marcado por recepção virtual dos ingressantes de 2021

Por Tiago Gebrim

Na noite desta terça-feira, 06 de abril, o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizou a reunião de abertura e apresentação do Programa aos seus estudantes da turma 2021. Esta foi a primeira atividade do mestrado profissional no Campus Ceres, novo polo do Programa desde 2020, quando este saiu da unidade de Morrinhos.

Participaram da reunião os gestores máximos do IF Goiano e do Campus Ceres – respectivamente, o reitor, Elias Monteiro, e o diretor-geral, Cleiton Mateus, bem como o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Instituição, Alan Costa, a gerente da mesma pasta no campus, Flávia Abrão, e o coordenador do ProfEPT no IF Goiano, Matias Noll.

Durante o momento, o diretor-geral Cleiton Mateus apresentou o Campus Ceres aos novos estudantes, trazendo um pouco da realidade verticalizada da Casa, com estruturas e movimentos de três “gerações” – Ensino Médio Técnico, graduações e pós-graduações. Já o reitor, Elias Monteiro, falou sobre a importância da persistência e dedicação no percurso do curso de mestrado, deixando claro que a qualidade estampada pelo IF Goiano equivale à exigência requerida dos estudantes.

Elias também reforçou a fala de Cleiton Mateus acerca da transformação regional possibilitada pela chegada de um segundo mestrado no campus. “Quando ingressamos na Instituição [na década de 1990], ficamos sabendo que dois dos professores tinham mestrado, e era algo de outro mundo. [...] Hoje nós ofertamos os cursos de mestrado”, exemplificou.

Os gestores da Pesquisa, Alan Costa e Flávia Abrão, trouxeram dados importantes sobre a colocação das iniciativas de pesquisa – da Iniciação Científica aos programas stricto sensu – do IF Goiano no panorama nacional. O pró-reitor, entre outros dados, apresentou os programas existentes na Instituição e explicou sobre o sistema de classificação da Capes e a pontuação dos cursos. Flávia recuperou o caminho da pesquisa em Ceres, mostrando dados sobre a expansão da Iniciação Científica, que em dez anos aumentou em 500% o número de participantes, e o histórico das pós-graduações da unidade.

Por fim, o professor e coordenador do Programa, Matias Noll, falou aos ingressantes sobre o mestrado, considerado o maior programa de pós-graduação do Brasil pelo número de polos, estudantes e professores envolvidos. Surgido em 2017, o ProfEPT originalmente abarcava 18 instituições, em 14 estados. Hoje, contempla todo o Brasil e envolve 40 instituições, com parcerias nacionais, como as universidades federais de Goiás, de Uberlândia, Rio Grande do Sul, além das paulistas USP e Unesp, bem como internacionais em países europeus e das américas.

O momento foi concluído com apresentação da grade de disciplinas e horários para o primeiro semestre de curso, bem como do curso de extensão sobre a pesquisa na Educação Profissional e Tecnológica, que será ministrado para os estudantes já a partir desta sexta-feira, 09 de abril. Ainda haverá dois momentos oficiais de abertura das aulas de 2021 do ProfEPT – a primeira ocorre nesta quinta-feira, 08 de abril, nacionalmente, e será realizada pelo Instituto Federal do Espírito Santo, instituição sede do Programa. Já a aula inaugural no âmbito do IF Goiano ocorrerá em maio, e trará como palestrante o pesquisador Gaudêncio Frigotto, referência nacional na EPT.

Ascom Campus Ceres