IV Dia do Químico comemora os 10 anos do curso

Publicado: Sábado, 26 de Junho de 2021, 23h38 | Última atualização em Segunda, 05 de Julho de 2021, 22h43 | Acessos: 283

Em evento realizado entre 16 e 18 de junho, professores, estudantes e egressos celebraram a 1ª década de vida da Licenciatura em Química do Campus Ceres

imagem sem descrição.

O curso de Licenciatura em Química do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) completou, neste ano de 2021, uma década de existência. Criado pouco tempo após a mudança legislativa que transformou a antiga Escola Agrotécnica Federal de Ceres em Instituto Federal Goiano, o curso já formou 56 profissionais, muitos atuantes em escolas da educação básica do Vale de São Patrício. Atualmente com mais de 160 estudantes matriculados, a Licenciatura em Química também possui egressos que seguiram na área acadêmica, ingressando em programas de mestrado e doutorado dentro e fora do País.

Para comemorar a primeira década de vida dessa licenciatura, o Campus Ceres, por meio da coordenação do curso, promoveu o IV Dia do Químico, realizado entre 16 e 18 de junho, virtualmente, via Google Meet. A abertura do evento, no dia 16, contou com presença do reitor do IF Goiano, Elias Monteiro, que era diretor-geral do Campus à época da abertura do curso.

Em sua fala, Monteiro enalteceu a importância das licenciaturas e de uma educação pública, gratuita e de excelência. Ele lembrou que nos últimos anos essa área tem sido “objeto de reflexão” dentro de estudos acadêmicos, e elencou como desafios presentes a fragilidade na formação do professor, a desarticulação institucional entre os responsáveis pela formação de conteúdos específicos, a própria formação pedagógica e a desvalorização da carreira docente.

“Não podemos desistir da discussão científica sobre a atividade educativa. Qualquer país sério que quer uma mudança significativa tem de passar pela educação, pela mão de um professor. São momentos como esses em que temos como pensar nossas práticas atuais, renovar os hábitos e contribuir para transformação da sala de aula como espaço de inovação”, afirmou.

Assista à abertura, que está disponível integralmente em nosso canal do Youtube ou aqui abaixo:

No dia 18 de junho, na conclusão do evento, o IV Dia do Químico trouxe o grande momento da comemoração dos 10 anos da Licenciatura em Química, que foi a roda de conversa com os egressos do curso. Intitulado “Licenciatura em Química, uma década depois!”, o encontro durou mais de 4h e incluiu também professores da graduação, que comemoraram junto aos estudantes e egressos lembrando momentos e situações marcantes da década. Assista à roda de conversa integralmente abaixo:

Ascom Campus Ceres