Campus Ceres comemora 28 anos de funcionamento

Publicado: Terça, 07 de Março de 2023, 11h42 | Última atualização em Segunda, 13 de Março de 2023, 14h16 | Acessos: 257

Depoimentos e apresentações musicais compuseram a programação de aniversário da Casa

Por Tiago Gebrim

Nesta segunda-feira, 06 de março, o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) celebrou 28 anos desde o início de sua primeira aula, ocorrida no ano de 1995. Naquela época, a então Escola Agrotécnica abria suas portas para os primeiros estudantes de seu único curso – técnico em Agropecuária. Agora, celebra com mais de 2 mil estudantes o caminho rumo às três décadas de funcionamento.

A programação de aniversário contou com a participação de figuras importantes na constituição do Campus, como Cícero Leão, José Buriti e Benito Caldas. Da doação de área para que fosse construída a tão sonhada Escola Agrotécnica a acompanhamento e pressão junto a governantes para que o projeto fosse levado adiante, os três contaram um pouco da história que, com altos e baixos, culminou na entrada da primeira turma em 1995.

O diretor-geral da unidade, Cleiton Mateus, que é egresso da segunda turma do curso técnico em Agropecuária, também narrou sua história e fez um paralelo das diferentes perspectivas trazidas pelo Campus para a região. Ele mesmo, como conta, precisou se deslocar para o interior do estado do Rio de Janeiro a fim de cursar sua graduação, em uma área (Ciências Agrárias) que hoje é suprida pela própria unidade. E não só em cursos superiores, como também na pós-graduação, como é o caso dos mestrados em Ciências Agrárias e em Educação, ofertados na Casa.

As atividades, divididas em dois períodos, ainda incluíram apresentações musicais da cantora e professora Verônica Camargo e de estudantes do projeto Fábrica de Música, além dos professores Ricardo Tadokoro, coordenador do projeto, e Wagner Freitas. No período da noite também houve participação da estudante Milene Alves, que leu uma adaptação do poema Minha Cidade, de Cora Coralina.

Ainda houve exposição de fotografias de eventos e comemorações realizadas ao longo dos 28 anos, no Auditório Multifuncional, e distribuição de bolo comemorativo a todos os estudantes e servidores, em momentos distintos ao longo do dia.

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres