Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Campus Hidrolândia conclui curso de extensão que valoriza a história de Goiás

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 15 de Dezembro de 2020, 16h46 | Última atualização em Sexta, 18 de Dezembro de 2020, 21h13 | Acessos: 1075

Entre os dias 06 de outubro e 17 de novembro, o IF Goiano Campus Hidrolândia ofereceu um curso de extensão voltado ao estudo da história de Goiás.

imagem sem descrição.

O curso “Ensinando história de Goiás” é um projeto de extensão coordenado pelo professor Rogério Chaves da Silva, que foi aprovado por intermédio do Edital nº 012/2020, da Pró-Reitoria de Extensão do IF Goiano, e que contou com colaboração de duas alunas bolsistas, Júlia Góes e Talita Oliveira, ambas do 2º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Esse estudo acerca da história regional foi oferecido a estudantes do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Professora Augusta Machado, cuja parceria com o Campus Hidrolândia vem rendendo importantes frutos para a educação no município.

O Curso de Extensão “Ensinando História de Goiás” foi constituído de seis encontros, que totalizaram a carga horária de 15 horas. No primeiro encontro, o coordenador do projeto, Prof. Rogério, e as bolsistas, Júlia e Talita, discutiram o tema: “as bandeiras paulistas e a ocupação do sertão dos índios Goyaze nos séculos XVII e XVIII”. No segundo encontro foi debatido “o povoamento colonizador no século XVIII, a economia mineradora e o trabalho escravo em Goiás”. Na terceira aula foi analisada “a crise da mineração em Goiás e a singularidade histórica do Arraial/Vila de Meia Ponte (Pirenópolis) no século XIX”. No quarto encontro, discutiram “a construção de Goiânia e a transferência da capital”. A quinta aula foi destinada ao tema “O golpe militar em Goiás e o acidente radioativo do Césio 137 em Goiânia”. E o último encontro dedicado ao estudo acerca da “história de Hidrolândia” a partir de informações históricas levantadas por meio de projetos de iniciação científica (PIBIC-EM) desenvolvidos no Campus.

O Prof. Rogério Chaves, coordenador do projeto de extensão, ressalta que “além do fato de os currículos de História do Ensino Fundamental e Médio destinarem baixa carga horária a esse componente curricular, os conteúdos ministrados pouco contemplam estudos sobre acontecimentos concernentes à história regional e local. Dessa forma, o conhecimento sobre história regional/local fica relegado a uma posição marginal nessa arquitetura curricular. No entanto, é fundamental que os estudantes conheçam a história do estado e da cidade onde residem, pois, somente com o conhecimento do passado da região é que eles terão condições de compreender determinadas características e peculiaridades da história, da sociedade, da política e da cultura regional e local. Conhecê-las significa refletir sobre a(s) própria(s) identidade(s) que os constitui(em). Por esse motivo, procuro sempre trabalhar temas relacionados à história regional e local com os alunos de Hidrolândia, seja por meio de projeto de ensino para os estudantes do Campus, seja através de ações extensionistas para a comunidade externa”.

 

Núcleo de Comunicação Social e Eventos do Campus Avançado Hidrolândia

Fim do conteúdo da página