Processo Seletivo

Publicado edital da seleção de alunos para a primeira Especialização Técnica em Eficiência Energética da Rede Federal

Publicado: Terça, 21 de Setembro de 2021, 09h37 | Última atualização em Terça, 05 de Outubro de 2021, 09h31 | Acessos: 1627

Os técnicos da região metropolitana de Goiânia podem se inscrever e se especializar em Eficiência Energética. A carga horária do curso é de 300 horas, na modalidade a distância (EaD). A inscrição é gratuita e não há cobrança de mensalidade

imagem sem descrição.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – Campus Trindade publicou na sexta-feira (17/09) o Edital nº 08/2021 do processo seletivo de alunos para a primeira turma de especialização técnica em Eficiência Energética em Edificações da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O período de inscrição é de quarta-feira (22/09) até o dia 4 de outubro. A inscrição é gratuita e não há cobrança de mensalidade.

Siga o Campus Trindade no Instagram @campustrindade
Se inscreva no Canal do Campus Trindade no Telegram

O oferta neste edital é de 30 vagas, com aulas ministradas no período noturno. A especialização terá duração de um semestre e mais da metade das aulas serão na modalidade a distância (EaD), permitindo que os alunos que trabalham consigam acompanhar e receber atividades práticas de simulação prática além de conteúdo expositivo. A carga horária total do curso é de 300 horas.

Leia a documentação da seleção e realize a inscrição no sistema

De acordo com o edital, a seleção dos alunos será por meio de análise do histórico escolar dos portadores de certificado de conclusão dos seguintes cursos técnicos: em Automação Industrial; Edificações; Eletroeletrônica; Eletromecânica; Eletrônica; Eletrotécnica; Manutenção de Máquinas Industriais; Mecânica; Mecatrônica; Refrigeração e Climatização; Sistemas de Energia Renovável, ou cursos superiores em Arquitetura e Urbanismo e Engenharias.

No cadastro no sistema de inscrição, o candidato precisa informar CPF e e-mail válido do próprio candidato. Os dados escolares como histórico escolar ou documento equivalente devem ser enviados por meio de upload no sistema em arquivo digital em formato .pdf. As notas a serem lançadas no sistema devem estar na escala de 0 a 100. Exemplo: se constar no documento nota 9,5, a nota deve ser digitada no sistema 95 - resultado após a multiplicação por 10.

Em caso de dúvidas e mais informações, os candidatos podem enviar e-mail para psesptec.tri@ifgoiano.edu.br que a Comissão de Processo Seletivos irá analisar e dar as orientações pertinentes.

Lançamento
A especialização Técnica em Eficiência Energética foi lançada durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2020. O curso, promovido no Campus Trindade, objetiva capacitar cerca de 60 alunos de nível técnico, atendendo a 10 cidades da região de abrangência do Campus Trindade, localizado na região metropolitana de Goiânia. Reveja como foi o lançamento em nosso canal no YouTube.

A criação da especialização técnica foi motivada pela necessidade de profissionais do setor em obter conhecimentos técnicos para desenvolver projetos de edificações mais eficientes, bem como para realizar diagnósticos e propor melhorias em edificações já existentes. O investimento total é de R$250 mil, sendo R$160 mil em equipamentos, R$70 mil em ações de eficiência energética e R$20 mil para a Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE). O recurso é originário de aprovação em chamada no da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Cooperação (Setec/MEC).

A proposta foi elaborada em parceria com a Setec/MEC e com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, no âmbito do Programa EnergIF

Mais informações sobre o curso estão no site da especialização e podem ser solicitadas no e-mail eficienciaenergetica.tri@ifgoiano.edu.br

Serviço
Especialização Técnica em Eficiência Energética em EdificaçõesInscrições: de 22 de setembro a 4 de outubro (gratuita)