Chamada para projetos de inovação

Publicado: Quinta, 30 de Setembro de 2021, 15h58 | Última atualização em Sexta, 25 de Fevereiro de 2022, 18h11 | Acessos: 852

Edital interno visa selecionar propostas do IF Goiano para concorrer a recursos da Fapeg. Os projetos precisam ser na modalidade Embrapii e as propostas devem ser enviadas ao Polo de Inovação até dia 17 de outubro.

O Polo de Inovação do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) publicou chamada interna (com cronograma retificado) para selecionar projetos de inovação em cooperação com empresas, a serem enviadas à Chamada Pública 06/2021 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). As propostas podem ser enviadas ao Polo de Inovação até as 17 horas do próximo 17 de outubro.

Os recursos previstos no edital da Fapeg permitem transformar a contrapartida do IF Goiano nos projetos Embrapii - que geralmente é feita na forma de horas de pesquisadores e de uso de equipamentos -, em recursos financeiros. Com isso, é possível realizar, por exemplo, investimento em novos equipamentos para os projetos.

A chamada pública da Fapeg possui duas linhas de fomento: fortalecer as competências das unidades Embrapii em Goiás e incentivar a execução de projetos de inovação em parceria com empresas que atuam no estado. As propostas devem ser nas áreas de Geração e Armazenamento de Energia, Mobilidade Elétrica e Agricultura 4.0.

Os recursos estarão disponíveis às empresas goianas que desejam inovar nas seguintes temáticas: fontes de energia renovável, produção e armazenamento de hidrogênio (H²), armazenamento de energia elétrica (baterias de lítio), produção de HVO (Hydrotreated Vegetable Oil), veículos elétricos autônomos, distribuição de energia e conectividade no campo, sempre na perspectiva da redução da emissão de carbono.

O envio das propostas será feito pelo diretor de cada unidade Embrapii e, por isso, o IF Goiano lançou edital para selecioná-las internamente. Atualmente, Goiás possui três unidades Embrapii: o Polo de Inovação em Tecnologias Agroindustriais do IF Goiano, Polo de Inovação em Eficiência Energética do Instituto Federal de Goiás (IFG) e o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Investimento - Por meio dessa iniciativa, Fapeg e Embrapii vão investir 4,75 milhões de reais em projetos de inovação executados, cabendo 2,25 milhões de reais à Embrapii e 2,5 milhões de reais à Fapeg. A empresa parceira interessada em desenvolver projeto deve realizar aporte financeiro correspondente a pelo menos 1/3 do valor total da proposta submetida. Conforme o edital, nos casos em que os recursos aportados pela empresa decorrerem de obrigação de investimento em P&D, sua participação não pode ser inferior a 50% do valor do projeto.

Em evento de lançamento do edital Embrapii e outras chamadas públicas, o presidente da Fapeg, Robson Vieira, afirmou que “nosso foco é procurar soluções inovadoras que sigam na direção da descarbonização, que motivem o setor produtivo a investir em projetos inovadores olhando por essa temática. Como estamos falando de mobilidade elétrica, de armazenamento de energia, seja com lítio ou hidrogênio, de estudos que envolvem o diesel verde, existem muitos caminhos importantes e vamos motivar a nossa comunidade a procurar soluções olhando por essa perspectiva”.

Robson lembra, ainda, sobre a vantagem financeira nessa parceria. “Como a Fapeg vai participar com o fomento de 1/3 do projeto e 2/3 restantes vão ser divididos entre a Embrapii e a empresa, o projeto vai ficar muito barato para a indústria”, destaca.

Acesse:

Chamada interna 01/2021 - Polo de Inovação  Cronograma retificado

Modelo de projeto (OPP Fapeg)

Modelo de plano de trabalho

Chamada Pública 06/2021 - Fapeg

Guia de Captação de Projetos (IF Goiano/Embrapii)

Assessoria de Comunicação do Polo de Inovação

Com informações da Fapeg