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AÇÕES AFIRMATIVAS

IF Goiano aprova projetos em edital do Ministério da Igualdade Racial

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Publicado: Sexta, 22 de Novembro de 2024, 14h10 | Última atualização em Sexta, 22 de Novembro de 2024, 17h02 | Acessos: 209

Propostas abordam temas como educação antirracista, valorização cultural indígena e revisão de materiais didáticos.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) celebra a aprovação de três projetos submetidos por membros dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABIs) da instituição no Edital 007/2024, promovido pela Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos - FINATEC em parceria com o Ministério da Igualdade Racial. As propostas aprovados integram o Projeto Redes Antirracistas, que fomenta ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas à promoção da igualdade racial e inclusão social e tem como objetivo principal fortalecer núcleos como os NEABIs e incentivar pesquisas que abordem temas de impacto social, como a educação das relações étnico-raciais, racismo ambiental, comunidades quilombolas, racismo algorítmico e afrofuturismo. O edital selecionou 40 projetos em âmbito nacional, sendo os três aprovados pelo IF Goiano.

Uma das propostas aprovadas intitulada "Cultura negra em sala de aula", coordenada pela professora do Campus Morrinhos, Andreia Santos Cezário, realiza uma análise das representações étnico-raciais nos livros da coletânea Se Liga nas Linguagens. Segundo a coordenadora, o objetivo é identificar lacunas na abordagem do tema e desenvolver materiais complementares para suprir essas falhas. "Vamos realizar um minicurso de formação para professores, focado nas questões étnico-raciais identificadas,” explica Andreia.

O projeto "Abril Indígena: Valorização Cultural e Defesa de Direitos dos Povos Originários", também aprovado no edital e coordenado pelo servidor Paulo Jean Pereira Alves, promove debates e ações sobre escolarização indígena e inclusão cultural. “O Campus Urutaí é o que mais recebe estudantes indígenas no IF Goiano, especialmente da etnia Xakriabá. A iniciativa reforça o compromisso da instituição com políticas antirracistas e reconhece a importância de contextualizar as vivências desses estudantes no ambiente acadêmico,” destaca Paulo. Ele ressalta o trabalho dos bolsistas do projeto Kelvis Duank Ribeiro de Oliveira e Kelly Gonçalves Bizerra, ambos estudantes do IF Goiano - Campus Urutaí e indígenas da etnia Xakriabá.

Já o Programa de Educação das Relações Étnico-Raciais (Pro-ERER), também aprovado no edital, é desenvolvido pela professora Cristiane Maria Ribeiro, do Campus Urutaí e une ensino, pesquisa e extensão para implementar práticas pedagógicas antirracistas e fortalecer o cumprimento das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008. “Esse programa é uma oportunidade de ampliar o debate sobre o racismo estrutural e fomentar a criação de práticas pedagógicas antirracistas. Além disso, ele oferece suporte para estudantes e educadores interessados em trabalhar com o tema de forma prática e transformadora,” afirma Cristiane. Ela também destacou a importância do financiamento para a execução do programa: “A aprovação no edital mostra que o IF Goiano está comprometido em enfrentar o racismo estrutural e promover a inclusão. Espero que um dia o racismo seja apenas parte da história que superamos". A professora Cristiane, inclusive, foi homenageada na manhã de hoje na Câmara Municipal de Goiânia em reconhecimento pelo seu esforço e contribuição pela igualdade racial e luta antirracista.

 

Andreia, Paulo Jean e Cristiane, servidores do IF Goiano que tiveram projetos aprovados no edital da FINATEC em parceria com o Ministério da Igualdade Racial.

 

A aprovação dos projetos foi destacada pelo professor Fabiano Arantes, diretor de Assuntos Estudantis, à qual os NEABIs estão vinculados. “Essa conquista é um marco histórico que coroa o esforço coletivo pela igualdade racial e combate à discriminação. Isso reflete o compromisso dos NEABIs em promover ações afirmativas, valorizar a diversidade e empoderar comunidades negras,” afirmou.

Fabiano ressaltou que as propostas aprovadas enriquecem o currículo com perspectivas afro-brasileiras e indígenas, além de consolidarem o IF Goiano como referência em educação inclusiva. “No contexto da luta antirracista e contra a discriminação, essas iniciativas combatem o racismo institucional, promovem a igualdade de oportunidades e valorizam a diversidade cultural,” acrescentou. Os projetos também evidenciam a capacidade técnica e acadêmica dos NEABIs e a articulação com comunidades e movimentos sociais. “O papel do SISNEABI foi essencial, pois fomenta políticas públicas inclusivas e articula esforços contra a discriminação de maneira coletiva", pontuou Fabiano. 

 

Diretoria de Comunicação Social 

 

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