Foco e Escopo

A revista Multi-Science Journal (MSJ) visa prover um fórum para estudos interdisciplinares em todas as áreas do conhecimento, em especial as Ciências Agrárias, Humanas, Biológicas, da Saúde e Ciências AmbientaisNo entanto, a revista aceita submissões de outras áreas do conhecimento, tais como Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Sociais Aplicadas, Artes, entre outras. Os editores creem que um entendimento abrangente e aprofundado dos fenômenos requer maior articulação entre diversas áreas do conhecimento.

Este periódico publica trabalhos em duas grandes seções:

I - Seção Livre - artigos de diferentes áreas e enfoques.

II - Dossiê temático - números especiais de chamadas específicas, divulgadas com certa antecedência, sobre temas atuais de cunho científico, cultural, social, político, artístico, sociocientífico do ensino e/ou educacional. Serão publicados até 2 dossiês por volume.

A MSJ publica artigos e notas técnicas em português e inglês com a finalidade de divulgar as investigações interdisciplinares originadas em diversos países e também facilitar o acesso aos textos originais.

É exigida originalidade e caráter inédito dos artigos, sendo que pelo menos 60% do conteúdo da publicação deve ter caráter de pesquisa original no âmbito científico e acadêmico.

Após recebimento do aceite, os autores devem pagar taxa de publicação no valor de R$ 50,00 para processemento do artigo e manutenção dos serviços editoriais. Não há taxa de submissão/tramitação. Todos os trabalhos publicados na MSJ são de livre acesso.

Ciências Humanas

• Marcos Fernandes-Sobrinho
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ciências Biológicas e da Saúde

• André Castro
  • André Gadelha

Ciências Agrárias

• José Chaves Neto
  • Renato Lima
  • Ivandilson Menezes
  • Ana Paula Silva Siqueira

Ciências Ambientais

• André Castro

Educação Científica

Outras Áreas do Conhecimento

• Renato Lima
  • Anderson Silva

Popularização da Ciência & Tecnologia

• Anderson Silva

Dossiê Temático

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos submetidos à MULTI-SCIENCE passam por três etapas de avaliação no decorrer do processo editorial: 1) Verificação de Formato – realizada pela secretaria executiva; 2) Avaliação de Admissão – realizada pelos editores e; 3) Avaliação de Mérito – realizada pelos pareceristas anônimos.

Na etapa de Verificação de Formato, o artigo é avaliado em termos de enquadramento aos objetivos da Seção para onde foi enviado e sua adequação às normas da revista. Sendo aprovado nesta primeira etapa, o artigo segue para a Avaliação de Admissão, realizada pelos editores (editor, editor adjunto e editores associados), a fim de verificar o enquadramento do artigo às linhas temáticas da MULTI-SCIENCE, sua relevância e contribuição científica para a área. Os artigos que deixam de cumprir qualquer um dos requisitos são recusados pela editoria.

Uma vez acolhido no processo editorial, o artigo é encaminhado a, no mínimo, três pareceristas de instituições diferentes da instituição do(s) autor(es) e com qualificação e experiência de pesquisa no tema do artigo. A avaliação é feita no sistema double-blind review. A indicação de pareceristas é de responsabilidade da Editoria do periódico e é feita com base, sobretudo, no conhecimento tácito dos editores sobre as atividades de pesquisa nas várias instituições e sobre as relações entre pessoas e grupos de pesquisas no meio acadêmico, de modo a evitar possíveis conflitos ou incompatibilidades que prejudiquem a avaliação. Os pareceristas têm 04 (quatro) semanas para o envio da avaliação do artigo, podendo aprovar, solicitar modificações ou recusar o trabalho.

A partir do recebimento das avaliações dos pareceristas, a decisão editorial é tomada em reunião entre os editores. Essa decisão baseia-se em critérios estabelecidos que, por sua vez, baseiam-se nas três opções conclusivas dos pareceres e na análise do conteúdo de cada parecer.

Etapas do processo de avaliação de artigos submetidos à MULTI-SCIENCE

A – Verificação de Formato

Esta etapa verifica se o artigo:

1. se enquadra nos objetivos da Seção para onde foi enviado;

2. obedece às Normas de Publicação da MULTI-SCIENCE;

3. se não possui identificação dos autores no corpo do texto;

B – Avaliação de Admissão

A Avaliação de Admissão é feita pelos editores que verificam o enquadramento do artigo às linhas temáticas da MULTI-SCIENCE, sua relevância e contribuição científica para a área.

C– Avaliação de Mérito

Nesta etapa, os pareceristas analisam os seguintes aspectos:

1. relevância do tema do artigo para as áreas de interesse da MULTI-SCIENCE;

2. qualidade e originalidade do artigo, destacando seus pontos fortes e suas possíveis fraquezas;

3. adequação do referencial teórico e da abordagem metodológica;

4. contextualização no estado da arte do conhecimento já estabelecido sobre o tema;

5. clareza quanto aos objetivos e resultados.

Periodicidade

A Multi-Science Journal é uma publicação Quadrimestral do Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí. Serão publicados em média 17 artigos por edição, totalizando aproximadamente 51 artigos anuais.

Política de Acesso Livre

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

Licenciamento Creative Commons

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

Attribution 4.0 International

Instituição Editora