Análise do perfil dos orientadores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí – 2011 a 2014)

Authors

  • Guilherme Malafaia Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
  • Géssyca Mendes Lima IF Goiano
  • Ivandilson Pessoa Pinto de Menezes IF Goiano
  • Priscilla Mendonça de Lacerda UFG
  • Alexandre Igor de Azevedo Pereira IF Goiano

DOI:

https://doi.org/10.33837/msj.v1i4.113

Abstract

Este estudo teve como objetivo analisar o perfil de professores orientadores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí, entre os anos de 2011 e 2014. Para isso, coletou-se dados dos orientadores através da Plataforma Lattes do CNPq. Foram coletadas informações sobre titulação, áreas e linhas de atuação, experiência de orientação, produção cientifica, dentre outros. Na sequência, construiu-se um dendrograma baseado no método de agrupamento de Neighbor Joining, o qual permitiu a identificação de três grupos bem distintos, representativos do perfil de professores orientadores (A, B e C). O grupo A (n=17) compreende aquele em que nenhum professor orientador do PIBIC foi estudante de PIBIC/PIVIC em sua instituição de origem e não possui linhas de pesquisa explicitadas em seu currículo Lattes. O grupo B (n=24), representa o maior percentual de professores que foram estudantes de PIBIC/PIVIC, além de possuírem projetos e áreas de atuação cadastradas no currículo Lattes e serem o grupo com maior número de orientações de estudantes concluídas, assim como maior índice de publicação de resumos nos últimos 4 anos. No entanto, esse grupo compreende a menor porcentagem de professores com doutorado (42%). Já o grupo C (n=26) destaca-se por ter o maior percentual de professores com doutorado, sendo também o grupo que menos orientou estudantes em trabalhos de conclusão de curso e em PIBIC/PIVIC. É possível notar, que este grupo compreende, portanto, professores jovens, recém-doutores, cujas publicações possivelmente sejam resultados de pesquisas de seus estudos em programas de pós-graduação ou de estudos independentes, não vinculados ao PIBIC/PIVIC. Em síntese, pôde-se concluir que o perfil dos orientadores analisados é caracterizado por possuir (1) aproximadamente metade de professores que foram estudantes do PIBIC/PIVIC, (2) projetos cadastrados no Lattes, (3) orientadores-doutores, (4) experiência em orientação de iniciação científica e (5) publicação de pelo menos 5 resumos nos últimos 4 anos. Todavia, apenas 35,9% dos orientadores, possuem pelo menos 5 artigos publicados entre os anos de 2011 a 2014.

Author Biography

Guilherme Malafaia, Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí

Possui graduação em Ciências Biológicas/Licenciatura e Mestrado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP-MG). Além disso, possui Doutorado e Pós-Doutorado (em andamento) pela Universidade Federal de Goiás (UFG-GO). Atualmente é docente efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Câmpus Urutaí, lotado no Departamento de Ciências Biológicas. É membro do Colegiado e do Núcleo Docente Estruturante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. É coordenador do subprojeto de Ciências Biológicas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID - Capes - 2014/2017) do IF Goiano - Câmpus Urutaí. É pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais e Biológicas do IF Goiano Câmpus Urutaí, Coordenador do Laboratório de Pesquisas Biológicas (onde desenvolve diferentes projetos de pesquisa com financiamento do CNPq/SETEC/FAPEG) e Coordenador Geral dos cursos de Graduação do IF Goiano Câmpus Urutaí. É Editor-Chefe da revista Multi-Science Journal, Editor Associado da revista Vitamins & Trace Elements e Editor de Área da revista ABCS Health Science, além de revisor ad hoc de períodos nacionais e internacionais. Atualmente atua como professor orientador Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal da UFG/Goiânia. Tem interesse nas seguintes áreas de pesquisas: Ciências Ambientais e Agrárias, Ciências da Saúde e Educação.

Published

2018-03-18

How to Cite

Malafaia, G., Lima, G. M., Menezes, I. P. P. de, Lacerda, P. M. de, & Pereira, A. I. de A. (2018). Análise do perfil dos orientadores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí – 2011 a 2014). Multi-Science Journal (ISSN 2359-6902), 1(4), 19-23. https://doi.org/10.33837/msj.v1i4.113

Issue

Section

Technical Communications

Most read articles by the same author(s)

1 > >>