Violência e Cotidiano Escolar: percepções a partir da realidade de uma escola pública de Matinhos - PR

Maria Virgínia Gapski Giordani, Adriana Lucinda de Oliveira, Luiz Everson da Silva

Resumo


O presente artigo aborda alguns dos conceitos de violência e como eles se apresentam no cotidiano escolar, fazendo um paralelo entre essas definições e as vivências como estudante de iniciação a docência do curso de Artes em uma escola do município de Matinhos-PR. Para tanto, fizemos uma aproximação teórica com a categoria Violência, bem como uma análise das percepções, a partir do vivido. Percebemos que a promoção da cidadania e sua vivência plena, são formas de garantir a inclusão e o respeito ao o direito de todos os sujeitos no meio escolar

Palavras-chave


Educação; violência; ambiente escolar

Texto completo:

PDF

Referências


ASSIS, S. G. de; MARRIEL. N. de S. M. (org.) (2010).Impactos da violência na escola: um diálogo com professores. / organizado por Simone Gonçalves de Assis, Patrícia Constantino e Joviana Quintes Avanci. – Rio de Janeiro: Ministério da Educação / Editora FIOCRUZ.

AQUINO, J. G.(1998). A violência escolar e a crise da autoridade docente. Cadernos Cedes, ano XIX, no 47.

BOURDIEU, P. (1999). A Dominação Masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. (1982). A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Saraiva.

CANDAU, V. M. (2000). Direitos humanos, violência e cotidiano escolar. In: CANDAU, V. M. (Org.) Reinventar a escola. Petrópolis: Vozes. 2005

CHARLOT, B. (2005). Cotidiano das escolas: entre violências / Coordenado por Miriam Abramovay – Brasília: UNESCO, Observatório de violência, Ministério da Educação, 2005.

HARAWAY, D. (2017). Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 5, p. 7-41, jan. 2009. ISSN 1809-4449. Disponível em: . Acesso em: 28/02/ 2017.

LYRA, G. F. D; CONSTANTINO, P; FERREIRA, A. L. (2010). Quando a Violência Familiar Chega até a Escola. In: Impactos da violência na escola: um diálogo com professores. Organizado por Simone Gonçalves de Assis, Patrícia Constantino e JovianaQuintesAvanci. – Rio de Janeiro: Ministério da Educação. Editora FIOCRUZ.

MACHADO, A. E. F; WANZINACK, C. (2015). O Bullying e sua repercussão no ambiente escolar no litoral do Paraná: evidências científicas e aspectos regionais. Violência, Gênero e diversidade: desafios para a educação e o desenvolvimento. / Clóvis Wanzinack; Marcos Signorelli; (Orgs.)- Rio de Janeiro: Editora Autografia, 2015.

MINAYO, M. C. S. (2009). Conceitos, teorias e tipologias de violência: a violência faz mal à saúde. In: NJAINE, K.; ASSIS, S. G. & CONSTANTINO, P. (Orgs.). Impactos da Violência na Saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2009.

RESENDE, L. M. G. de. (2010). A violência nos espaços educativos: a escola em foco. Palestra proferida no fórum de escolas públicas do Distrito Federal representando o Setor de Educação da UNESCO Brasil.

RISTUM, M.(2010). Violência na Escola, da Escola e contra a Escola. In: Impactos da violência na escola: um diálogo com professores. Organizado por Simone Gonçalves de Assis, Patrícia Constantino e JovianaQuintesAvanci. – Rio de Janeiro: Ministério da Educação. Editora Fiocruz.

VIOLÊNCIA:Acesso em: 11/12/15.

VIOLÊNCIA in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, Acesso em: 11/12/2015.

ZALUAR, A.(1994) Condomínio do diabo. Rio de Janeiro: Revan: Ed. UFRJ, 1994.




DOI: http://dx.doi.org/10.33837/msj.v1i12.379

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários




Direitos autorais 2018 Maria Virgínia Gapski Giordani, Adriana Lucinda de Oliveira, Luiz Everson da Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista Indexada nas seguintes bases:

 

          

Uma publicação da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do IFGoiano - Câmpus Urutaí

 

  

 Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.