Uma análise das questões de Física do novo ENEM

Apollo da Silva Lemos, Jesusney Silva Hernandes

Resumo


Neste trabalho, realizamos uma análise das questões que evidenciam física, presentes em provas do novo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As provas analisadas foram as azuis de 2011 a 2015. Através da análise de conteúdo de Bardin (2010), procuramos enquadrar os itens em determinadas categorias de análise. Inicialmente classificamos os itens analisados em quantitativos e qualitativos. Após essa classificação inicial, averiguamos quais grandes áreas da Física as questões privilegiam. Com base nos microdados (BRASIL, 2015) disponibilizados pelo Ministério da Educação, pesquisamos qual o percentual dos itens que se enquadram em cada Competência e Habilidade da matriz de referência do ENEM (BRASIL, 2009) para área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Verificamos também o percentual de itens que exploram gráficos/figuras. Por fim, verificamos o grau de interdisciplinaridade dos itens que continham Física na prova de Ciências da Natureza do ENEM e na prova de Física da Universidade Federal de Goiás (UFG) de 2014, comparando assim os resultados. 


Palavras-chave


Novo ENEM. Física. Análise de Conteúdo

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Referências


BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 5. ed. Lisboa: Edições 70, Lda. 2010. 281p.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Matriz de referência para o Enem 2009. Brasília, 2009. Disponível em: . Acesso em 25 maio 2016.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Microdados. Brasília, 2015. Disponível em: . Acesso em: 30 mai. 2016.




DOI: http://dx.doi.org/10.33837/msj.v1i10.384

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