Entre desafios e possibilidades: a Cultura Popular na Historiografia.

Authors

  • Wesley Lima de Andrade Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí

DOI:

https://doi.org/10.33837/msj.v1i1.41

Abstract

Este artigo procura abordar em primeiro lugar o lugar dos conceitos de Cultura Popular, enfocando as dificuldades de definições e a pluralidade de conceitos. Em um segundo momento procurar-se-á estabelecer uma relação entre os estudos culturais e a questão da luta de classes. Em um terceiro momento, procurar-se-á desenvolver uma breve reflexão sobre os meios e as mediações culturais a partir do processo das indústrias culturais. Em um último e breve esboço, este trabalho procurará a partir de Amadeu Amaral, colocar em discussão a atuação dos folcloristas e suas atuações dentro da temática cultural, sobretudo no Brasil.

Author Biography

Wesley Lima de Andrade, Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí

Mestre em História pela UFU (Universidade Federal de Uberlândia).É graduado em História na UEG (Universidade Estadual de Goiás),e em Teologia pela FTU (Faculdade Unida de Vitória).Tem experiência nas áreas de História Cultural, História Oral e Regional com ênfase em História, Memória, Religiosidade popular, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, tradição, identidade, cultura e religiosidade. Foi professor no curso de História da Universidade Estadual de Goiás (Unu- Quirinópolis), ministrando as disciplina História Medieval, História Antiga, Políticas Públicas Educacionais, Gestão Escolar e Currículo e História e Cultura. Atualmente é professor efetivo no Instituto Federal Goiano (Câmpus Urutaí).

References

Amaral, Amadeu. Tradições Populares. São Paulo: HUCITEC, 1982

Burke, Peter. Cultura popular na idade moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

Canclini, Néstor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 2003.

Ginzburg, Carlos. O queijo e os vermes: o cotidiano e as idéias de um moleiro perseguido pela inquisição. São Paulo: Companhia das letras, 1987.

Hall, Stuart. Da diáspora: Identidades e Mediações Culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2006.

Martin-Barbero, Jesus. Dos meios às mediações. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.

Martin-Barbero, Jesus. América Latina e os anos recentes: o estudo da recepção em comunicação social. In: SOUSA, Mauro Wilton (org.). Sujeito, o lado oculto do receptor. São Paulo: Brasiliense,2002.

Teixeira, Aloísio. Crise de hegemonia e desestruturação da ordem econômica mundial. In: Contexto Internacional, Rio de Janeiro, Vol. 14, n.1, Jan/Jun 92, p. 55-73.

Thompson, E. P. Costumes em Comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

Published

2018-03-18

How to Cite

Andrade, W. L. de. (2018). Entre desafios e possibilidades: a Cultura Popular na Historiografia. Multi-Science Journal (ISSN 2359-6902), 1(1), 30-38. https://doi.org/10.33837/msj.v1i1.41

Issue

Section

Human and Social Sciences

Most read articles by the same author(s)