Conscientização do bioma Cerrado em um relato de experiência do Pibid Biologia do IF Goiano – Campus Urutaí

Authors

  • Thalita Teresinha de Sousa et al. Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí (GO, Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.33837/msj.v1i11.558

Abstract

O Cerrado é uma grande formação vegetal brasileira, que apresenta nascentes e uma fauna e flora bem caracterizada e exótica, na qual atualmente, encontra grandes preocupações para sua sobrevivência, Parte dessas preocupações deve-se às ações humanas que vem afetando seriamente o bioma Cerrado. Assim, este trabalho objetivou-se relatar uma experiência vivenciada no âmbito do Subprojeto Ciências Biológicas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do IF Goiano – Câmpus Urutaí, relacionada ao projeto “Cerrado pede socorro”. O projeto foi baseado em oficinas teóricas, com os estudantes do 1º e 3º anos do ensino médio da escola conveniada ao subprojeto de Ciências Biológicas do PIBID/IF Goiano, Colégio Estadual Professor Ivan Ferreira (CEPIF), Pires do Rio, GO. Durante a atividade foi trabalhado a relevância do Cerrado, tipos de formações presentes, as diferenças e consequências entre as queimadas naturais e as provocadas pelo homem. Foram utilizados data show para que os estudantes pudessem visualizar imagens da biodiversidade do Cerrado e também vídeos de curta metragem. Essa atividade se refere ao projeto “Cerrado pede socorro”, que teve como um de seus objetivos possibilitar aos alunos compreender que o Cerrado possui uma grande riqueza biológica, conscientizando-os da necessidade de preservar sua fauna e flora. Concluímos que o projeto “Cerrado pede socorro” alertou os estudantes do CEPIF, de um modo mais prático e dinâmico, sobre a importância do bioma Cerrado, promovendo reflexões sobre a necessidade de conservação do mesmo.

Published

2018-02-04

How to Cite

Sousa et al., T. T. de. (2018). Conscientização do bioma Cerrado em um relato de experiência do Pibid Biologia do IF Goiano – Campus Urutaí. Multi-Science Journal (ISSN 2359-6902), 1(11), 14. https://doi.org/10.33837/msj.v1i11.558