CONTRUÇÃO DE UMA TABELA PERIÓDICA INTERATIVA COM RECURSO DE ÁUDIO ADAPTADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Miquéias Ferreira Gomes

Resumo


A revolução tecnológica provocou uma rápida mudança na forma de estudar das pessoas. Ensinar e aprender em um cenário em que as Tecnologias de Informação e Comunicação possibilitam disponibilizar informações das mais diferentes áreas do saber tornou-se um desafio para professores e alunos. É ainda mais desafiador quando o professor de escola de ensino regular depara-se em sua sala de aula com estudantes com deficiência visual. Buscando proporcionar o acesso aos conteúdos Químicos para alunos com deficiência visual que o presente artigo apresenta a elaboração, criação e utilização de uma Tabela Periódica Interativa (TPI) com recurso de áudio adaptada para o ensino de Química a estudantes com deficiência visual (DV). Após a execução do projeto e coleta de dados, foram obtidos resultados significativos para a compreensão e o entendimento do tema em foco, como, por exemplo, a inserção da TPI no processo de ensino de aprendizagem de um aluno DV e, também, a contribuição da TPI para reforçar algumas características particulares dos elementos químicos. Percebeu-se que o recurso didático desenvolvido contribuiu de maneira muito positiva no ensino do tema e, ainda, que apresenta grande potencial para ser aprimorada e aplicada em diferentes níveis de ensino.


Palavras-chave


Ensino de Química; Tabela Periódica; Tecnologias de Informação e Comunicação; Deficientes Visuais.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, M. L.; Incorporação das TIC na formação de professores: formas e fins. In: TOSCHI, M. S.; Docência nos ambientes virtuais de aprendizagem: Múltiplas visões. Anápolis: Universidade Estadual de Goiás, 2013.

BEYER, H. O. Inclusão e avaliação na escola de alunos com necessidades educacionais especiais. Porto Alegre: Meditação, 2005.

BRITO, S. L. Um Ambiente Multimediatizado para a construção do Conhecimento em Química. Química Nova na Escola, Nº 14, p. 13-15, 2001.

CAMPELLO, B. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Revista Ciência da Informação, Brasília, v.32, n.3, Brasília, p. 28-37, set./dez. 2003. Disponível em: . Acesso em: 05/11/2014.

DAMASCENO, L. L.; FILHO, T. A. G.. As novas tecnologias como tecnologia assistiva: utilizando os recursos de acessibilidade na educação especial. In: II Congresso Íbero Americano de Informática na Educação Especial. CIIEE, 2002.

EICHLER. M.; DEL PINO, J.C; Computadores em Educação Química: Estrutura Atômica e Tabela Periódica. Química Nova, vol. 23, Nº 6, 2000.

FARAGO, A. C.; FARAGO, R. Tecnologia da Informação e da Comunicação. Caderno de Referência de Conteúdo. Ação Educacional Claretiana, Batatais – SP, 2010. Disponível em: . Acessado em: 04/11/2014.

FUNDAÇÃO DORINA NOWILL PARA CEGOS. Deficiência Visual. Disponível em: . Acessado em: 23/02/2018 às 09h 40min.

GODOI, T. A. F.; OLIVEIRA, H. P. M.; CODOGNOTO, L.; Tabela Periódica – Um Super Trunfo para Alunos do Ensino Fundamental e Médio. Química Nova na Escola. V. 32, nº 1, Fevereiro de 2010.

GOLDENBERG, M., A Arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. Rio de Janeiro: Record, 1997. p.107.

GRAY, T. Os elementos: uma exploração visual dos átomos conhecidos no universo; fotografias de Theodoro Gray e Nick Mann; [Henrique E. Toma tradutor]. – São Paulo: Blucher, 2011.

GUEDES, G. T. A. UML: Uma Abordagem Prática. 3. ed. São Paulo: Novatec Editora LTDA, 2007.

MARTINÉZ, J. H. Novas tecnologias e o desafio da educação. In: TEDESCO, Juan Carlos (Org.). Educação e novas tecnologias: esperança ou incerteza? São Paulo: Cortez; Buenos Aires: Instituto Internacional de Planejamiento de La Education; Brasília: UNESCO, 2004. p. 95-108.

MOTTA, M. S.; SILVEIRA, I. F.; Contribuições do superlogo ao ensino da geometria: Análise e Discussão da Pesquisa. 2008. Disponível em: . Acesso em: 25 de out. 2010.

PRESSMAN, R. S. Engenharia de software: Uma Abordagem Profissional. 7. ed. Porto Alegre: McGrawHill, 2011.

SOUZA, I. M. A. de.; SOUZA, L. V. A, de.; O uso da tecnologia como facilitadora da aprendizagem do aluno na escola. Revista Fórum Identidades. Itabaiana: GEPIADDE, Ano 4, Volume 8 | jul-dez de 2010.

SOUZA, M. P.; SANTOS, N.; MERÇON, F.; RAPELLO, C. N.; AYRES, A. C. S. Desenvolvimento e Aplicação de um Software como Ferramenta Motivadora no Processo Ensino Aprendizagem de Química. XV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE – UFAM – 2004.

TOLENTINO, M.; ROCHA FILHO, R.; CHAGAS, A. P. Alguns Aspectos Históricos da Classificação Periódica dos Elementos Químicos. Química Nova, Nº 20, 103 – 11, 1997.

TRASSI, R. C. M.; CASTELLANI, A. M.; GONÇALVES, J. E.; TOLEDO, E. A. Tabela periódica interativa: “um estímulo à compreensão”. Acta Scientiarum, Maringá, v. 23, Nº 6, p. 1335-1339, 2001.




DOI: http://dx.doi.org/10.33837/msj.v1i12.586

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários




Direitos autorais 2018 Miquéias Ferreira Gomes

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista Indexada nas seguintes bases:

 

          

Uma publicação da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do IFGoiano - Câmpus Urutaí

 

  

 Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.