A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O USO DE TICS EM SALA DE AULA: Uma reflexão sobre os currículos dos cursos de Licenciatura em Química

Camila de Fatima Sant'Ana, Flávia Monteiro de Barros Araújo, Denise Leal de Castro

Resumo


O presente artigo traz uma análise e reflexão dos currículos ofertados nos cursos de Licenciatura em Química de duas instituições federais de ensino do Rio de Janeiro, UFRJ e IFRJ campus Nilópolis, no que se refere à formação docente e a utilização de TICs como recurso didático no exercício do magistério. Para tal análise, além dos currículos, foi consultado também o PPC destes cursos. Os resultados de tal análise apontam para a abordagem de TICs nestes cursos ainda de forma tímida, não proporcionando aos futuros professores a base de conhecimentos necessária para que os mesmos possam empregá-las de maneira adequada no processo de ensino-aprendizagem do estudante nas escolas. Este fator torna-se em contrapartida mais um obstáculo a ser superado pelo professor na atualidade que precisa constantemente realizar seu aperfeiçoamento profissional.


Palavras-chave


Tecnologias. Professor de Química. Currículo

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DOI: http://dx.doi.org/10.33837/msj.v1i13.655

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