Avaliação de Operadores e Técnicos de manutenção de máquinas agrícolas no setor canavieiro

Authors

  • Wagner Meyer
  • Ariel Muncio Compagnon Instituto Federal Goiano
  • Reny Adilmar Prestes Lopes Universidade Estadual de Maringá
  • Fernando Henrique Arriel Instituto Federal Goiano
  • Ivan Henrique Guilherme Instituto Federal Goiano

DOI:

https://doi.org/10.33837/msj.v1i3.68

Abstract

A manutenção de máquinas agrícolas é essencial para que estas permaneçam em condições de usar todo o seu potencial nas operações que as mesmas forem submetidas. Pode ser considerado um conjunto de procedimentos que visa manter o equipamento nas melhores condições de funcionamento. A falta ou o excesso causam danos à máquina. Considerando-se a importância do problema, o presente trabalho analisou a regularidade da manutenção das máquinas e implementos agrícolas de uma empresa agroindustrial do setor sucroalcooleiro e também avaliou a condição técnica dos operadores e dos responsáveis pela manutenção. Os resultados mostraram que existe a necessidade de aprimorar e atualizar conhecimentos tanto dos operadores quanto dos técnicos. Na maioria dos itens avaliados ocorrem erros na execução de operação em alguma parte do processo. Há a necessidade de investir em ensino (nível médio e superior) e treinamento para qualificação dos funcionários. Também existe a necessidade de profissionais qualificados para o gerenciamento das máquinas no setor agrícola (campo) e no setor de manutenção (oficina).

References

ABNT - Associação Brasileira De Normas Técnicas. (1994). NBR 5462: Confiabilidade e mantenabilidade - terminologia. Rio de Janeiro.

Monteiro, L.A.; Lanças, K.P. (2007). Planejamento da manutenção de tratores agrícolas. Revista Agrimotor, São Paulo. Disponível em: <http://www.revistaagrimotor.com.br:80/noticias/print.asp?artid=208>. Acesso em: 19/02/20013.

SENAR - Serviço Nacional De Aprendizagem Rural. (2004). Trabalhador na operação e na manutenção de tratores agrícolas. Curitiba: SENAR-PR.

Silveira, G. M. (2001). Os cuidados com o trator. Viçosa: Aprenda fácil.

Published

2018-03-18

How to Cite

Meyer, W., Compagnon, A. M., Lopes, R. A. P., Arriel, F. H., & Guilherme, I. H. (2018). Avaliação de Operadores e Técnicos de manutenção de máquinas agrícolas no setor canavieiro. Multi-Science Journal (ISSN 2359-6902), 1(3), 64-68. https://doi.org/10.33837/msj.v1i3.68

Issue

Section

Technical Communications

Most read articles by the same author(s)