Comentários do leitor

Redes sem fio empresarial

por Andrea Laty (2018-09-07)


A maioria das empresas já utiliza o serviço de Wi-Fi para facilitar o trabalho interno e externo remoto (ras), mas não todos eles prestam o cuidado, que deve ter sido na segurança de acessos. É por causa da falta de tempo ou conhecimento técnico, wireless da empresa, acabam expostos a invasão facilmente, o que pode prejudicar seriamente a infraestrutura de redes do negócio.

Ficamos encantados com a comodidade, o Wi-Fi e esquecemo-nos sobre os riscos. Muitos roteadores estão cheios de vulnerabilidades que deixam seus dados expostos por hackers e outros intrusos. Então, para manter a segurança de sua rede sem fio, você deve tomar algumas medidas.

Há muito mais para fazer do que simplesmente definir uma senha para o acesso. Você deve investir tempo no estudo de técnicas modernas para a aplicação de medidas de segurança mais avançados. Para te ajudar, nós separamos os principais deles. Confira!

Por isso, é importante investir em segurança sem fio do ambiente corporativo?
É difícil de evitar que hackers algo tão fluido como um sinal eletrônico. Por isso, sempre foi um grande problema de segurança sem fio. No entanto, se tomar medidas de segurança avançada, os hackers vão encontrar mais dificuldades para o hacking de rede e, portanto, vai abandonar de ações. Com isso, os riscos e ameaças que cercam o Wi-Fi da empresa vai acabar, e de dados, e que o sistema será melhor protegidos.

Se eles têm livre acesso, os hackers podem controlar quais os sites que sua equipe visita e ver, trocam informações com parceiros de negócios. Eles também podem entrar na rede e acessar os arquivos, se passando por você não prestou atenção.

Agora veja como a segurança sem fio corporativas afeta o seu negócio:

os líderes e os funcionários se sentem mais tranquilos para trabalhar em rede;

a sensação de segurança aumenta, e aumenta a produtividade;

o risco de perda, roubo e corrupção de informações confidenciais é reduzida;

a empresa evita o acesso de dispositivos não autorizados;

as chances de uma entrada de vírus e programas maliciosos na rede são reduzidos;

a imagem de um negócio no mercado de melhora.

Como aumentar a segurança de wi-fi corporativo?
Agora que você sabe o quanto a segurança é importante para wi-fi corporativa, veja as medidas adicionais que você pode usar para reforçar a proteção contra intrusão:

Aceite o protocolo de segurança WPA2
Hoje, há muitas opções de criptografia de dados e senhas, mas os mais comuns utilizados WEP (Wired Equivalent Privacy), WAP (Wireless Application Protocol) e o WPA2. É recomendável usar WPA2, assim como ele é um protocolo mais forte que existe atualmente. Na verdade, WPA2-versão do WPA, a versão atualizada e melhorada, que utiliza a certificação de AES (Advanced Encryption Standard).

Então, o que se sabe até agora, o que poucas pessoas no mundo que poderia quebrar esse padrão de criptografia, assim como ele é bastante complexa. Existe a possibilidade de integração WPA2 WPA existente e fazer a mistura dos dois. Portanto, você pode usar a função de segurança específicos a cada momento. No entanto, para dirigir como um problema. A nossa proposta é focar no protocolo WPA2.

A restrição de acesso à rede corporativa
Faça uma lista de todos os dispositivos e de usuários que podem usar o wireless da empresa. Registre-se, todos eles, na rede para fácil e rápida identificação e atribuir uma senha para o acesso. É uma boa maneira de controlar quem usa o Wi-Fi e o que o usuário faz.

Além disso, se você usar vários recursos próprios, tais como PHP (linguagem de programação), você pode instalar o sistema de autorização de acesso de nível programado. Isso deve restringir o que, quando e onde, para cada usuário e o dispositivo, obtém acesso a uma rede sem fios da empresa. Se você quiser restringir o acesso períodos, de dados e de sistemas, este método também pode ser aplicado.

Atualize-o e configure o roteador
Os fabricantes de roteadores equipados regularmente pacotes de atualização de firmware. Você deve verificar esta informação e manter seu roteador está sempre ciente de que as atualizações incluem os códigos de correção de erros e vulnerabilidades. Além disso, você deve alterar o nome da rede (SSID), que vem de uma planta para outra, mais exclusivo. O mesmo deve ser feito com o uso de login e senha. Finalmente, deixe-o SSID de transmissão na posição "ligado" ou "'habilitado'.

Configure e ative o firewall
Permitir que um computador acesse a rede wireless da empresa sem o apoio de um firewall é quase a mesma coisa que trabalhar em uma rede aberta (rede pública). Isso ocorre porque o firewall é aquele que filtra o acesso, e existem barreiras à entrada de usuários, dispositivos e dados suspeitos (não reconhecidos).

Nesse caso, o recomendado é que cada computador e cada dispositivo tem o seu próprio firewall está ativado e configurado corretamente, além disso, o antivírus para maior segurança. Você pode acessar o firewall através do sistema operacional que ele usa, e definir as configurações de bloqueio e liberação, como opções.

Desative o DHCP
É uma técnica de segurança, o que pouca gente sabe. É pouco usado, mas crucial para redes sem fio. Quando desactivar o DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol), qualquer tentativa de invasão em wi-fi corporativa esbarrará em uma série de problemas. O primeiro deles é a necessidade de decifrar o IP (Internet Protocol) de rede.

Depois disso, o invasor precisa decifrar, máscara de rede, e, posteriormente, de lidar com uma série de opções de TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol), o que deve fazer uma rede sem fio é muito mais difícil de ser capturado.

A rede wifi empresarial é muito importante para estratégias operacionais remotos e de negócios através da internet, mas precisa se preocupar com segurança para não ser surpreendido negativamente. Se você acha que o alto tráfego de dados confidenciais e de acesso de várias pessoas, a um sistema de ERP (Enterprise Planning-Recurso) de uma empresa, você verá que essa preocupação não deve ser ignorado.

Embora essas dicas não cobrem tudo o que você pode fazer, eles vão servir como guia para projeto wifi da sua empresa muito mais seguro.