Página inicial > Curso Superior > Tecnologia em Horticultura

Tecnologia em Horticultura

Publicado: Quinta, 15 de Março de 2018, 15h59 | Última atualização em Terça, 11 de Abril de 2023, 15h32 | Acessos: 3219

Objetivo Geral

O Curso Superior de Tecnologia em Horticultura objetiva a formação de profissionais que sejam capazes de planejar, orientar e executar técnicas visando à eficiência produtiva e econômica das atividades ligadas ao cultivo de flores, frutas e hortaliças, desde o plantio até a comercialização dos produtos, assumindo postura empreendedora com consciência de seu papel social e ambiental.

Objetivos Específicos

• Formar o Tecnólogo em Horticultura para atuar no planejamento e gerenciamento de propriedades rurais e empresas, no âmbito do cultivo de hortaliças, frutas e flores desde o plantio até a comercialização dos produtos;
  • Capacitar profissionais para orientar e supervisionar atividades tais como: definição da infraestrutura, preparo das diferentes áreas de produção, seleção e montagem de sistemas de condução, irrigação e drenagem, manejo de ambientes protegidos, recomendação de insumos, entre outras;
  • Atuar na pesquisa aplicada, inovação tecnológica e extensão, visando o incremento da produtividade e qualidade de forma sustentável;
  • Aprimorar no aluno conceitos de responsabilidade social e ambiental;
  • Desenvolver no aluno a importância de manter-se em constante sintonia com os arranjos produtivos locais e inovações científicas e tecnológicas.

Perfil Profissional

O Tecnólogo em Horticultura formado pelo IF Goiano Campus Avançado Cristalina será um profissional voltado para o mundo produtivo, capaz de acompanhar os avanços científicos e tecnológicos e as demandas dos arranjos produtivos. As mudanças do mundo do trabalho exigem dos profissionais competências como:

• Capacidade de se relacionar com o público;
  • Capacidade de comunicação verbal e escrita;
  • Experiência técnica de qualidade;
  • Conhecimento tecnológico atualizado;
  • Qualificação profissional continuada;
  • Capacidade de trabalhar em equipe;
  • Geração e implantação de novas tecnologias;
  • Criatividade;
  • Capacidade de antever, identificar e solucionar problemas;
  • Responsabilidade social e ambiental.

Com base no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, o Tecnólogo em Horticultura formado no Campus Avançado Cristalina do IF Goiano terá o seguinte perfil profissional após conclusão:

• Capacidade de planejar, gerenciar e supervisionar o cultivo de plantas ornamentais, frutas, hortaliças, plantas medicinais, aromáticas e condimentares, desde o plantio até a comercialização dos produtos.
  • Habilidade de supervisionar o preparo do solo e de substratos, a montagem de sistemas de irrigação e drenagem.
  • Capacidade de seleciona sementes e mudas. Planejamento da adubação e acompanhamento do emprego de fertilizantes e adubos, e o combate de doenças e pragas.
  • Prestar assessoria técnica para produtores e empresas da área de horticultura. Orientar o manejo de solo, adubação e receituários técnicos para a área de horticultura.
  • Habilidade de fazer vistoria, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação.

Requisitos para o ingresso no curso

Conclusão do Ensino Médio e aprovação no processo seletivo do IF Goiano ou SiSU/ENEM (ambos os processos utilizam a nota do ENEM). Há também a possibilidade de ingresso, conforme disponibilidade de vagas, por meio de Edital de Transferências Interna e Externa, Reingresso e Aproveitamento de Curso (Portador de Diploma), com lançamento previsto no Calendário Acadêmico do Campus.

Título acadêmico: Habilitação de Tecnólogo em Horticultura

Modalidade: Presencial

Turno de oferta: Noturno

Periodicidade de Oferta: Anual