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TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

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Publicado: Quarta, 05 de Julho de 2017, 15h13 | Última atualização em Terça, 05 de Abril de 2022, 13h38 | Acessos: 5169

 

 

Conforme consta no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (MEC/SETEC/2010), Parecer CNE/CES no 08/2007 e Parecer CNE/CES no 239/2008, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial é focado nas transações comerciais, sendo o tecnólogo capaz de atender a diversas formas de intervenção (varejo, atacado, representação, etc.) de qualquer setor. O profissional formado no curso será capaz de analisar as condições de viabilidade econômico-financeiro tributária, os instrumentos de relacionamento com o cliente, os princípios da qualidade, atuar no planejamento, operação, implementação e atualização de sistemas de informações comerciais que proporcionem maior rentabilidade e flexibilidade ao processo de comercialização. Atua no fluxo de informações com os clientes, proporcionando maior visibilidade institucional da empresa, definindo estratégias de venda de serviços e produtos, gerenciando a relação entre custo e preço final.

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia (Resolução CNE/CP no 03/2002) definem a competência profissional como sendo a capacidade de mobilizar, articular e colocar em ação conhecimentos, habilidades, atitudes e valores necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho e pelo desenvolvimento tecnológico. Dessa forma, o Tecnólogo em Gestão Comercial possuirá as competências e habilidades de:

  •  Atuar no desenvolvimento de produtos, na sua distribuição e logística;
  • Atuar na elaboração e operacionalização de ações de promoção de produtos eserviços;
  • Atuar na gestão de vendas, sabendo negociar promovendo o fechamento de transações comerciais de acordo com política de preços preestabelecidos;
  • Participar na elaboração, implantação e gerenciamento de projetos empresariais;
  • Gerenciar atividades inerentes aos departamentos de marketing;
  • Atuar na organização e gestão do varejo, atacado, representação comercial e demais setores empresariais respeitando a peculiaridade de cada um;
  • Gerir departamentos comerciais, contemplando a íntegra do processo gerencial nos níveis estratégico, tático e operacional;
  • Ser Capaz de generalizar e sintetizar os conceitos matemáticos aplicados à transações comerciais;
  • Raciocinar de maneira lógico-analítica, para operar com valores e formulações quantitativas e estabelecer, assim, relações formais e causais entre fenômenos;
  • Interpretar gráficos e modelos matemáticos;
  • Analisar viabilidades econômicas, financeiras e tributárias;
  • Demonstrar espírito empreendedor e visão sistêmica, identificando oportunidades;
  • Conhecer e gerenciar o sistema de logística, canais de distribuição, armazenagem e as cadeias de suprimento;
  • Conhecer, analisar e gerenciar o composto mercadológico;
  • Conhecer a legislação empresarial, relacionada ao direito do consumidor, além de zelar pela segurança dos registros fiscais, legais, patrimoniais e humanos; Gerenciar custos e formação de preços dos produtos;
  • Conhecer e utilizar recursos tecnológicos facilitadores e apoiadores da segurança da informação e do processo de gestão;
  • Integrar as atividades inerentes ao setor comercial, como marketing, recursos humanos, logística, contabilidade e finanças e sua aplicabilidade nas empresas;
  • Conhecer ferramentas de pesquisa para identificar o comportamento do consumidor e desenvolver estratégias inovadoras de atendimento;
  • Atuar no planejamento, organização, direção e controle dos processos organizacionais, conhecendo os princípios da qualidade e proporcionando maior rentabilidade e flexibilidade ao processo de comercialização;
  • Definir e estabelecer estratégias de venda de serviços e produtos, gerenciando a relação entre custo e preço final.

 

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

De forma geral, o egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial do IF Goiano – Campus Avançado Ipameri com base no Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia (MEC/SETEC/2010) deverá ser capaz de:

  •  Atuar no contexto socioeconômico e político do país;
  • Analisar e implantar unidade ou redes de negócios, recrutar e selecionar pessoas, montar e liderar equipes, armazenar e distribuir produtos e prestar serviços;
  • Ser um profissional e cidadão comprometido com os interesses e desafios da sociedade contemporânea e capaz de acompanhar a evolução científica e tecnológica da sua área de atuação, mantendo adequado padrão de ética profissional, conduta moral e respeito ao ser humano.

 

CARGA HORÁRIA TOTAL: 1.815

TURNO: O curso é ofertado, anualmente, considerando as condições (infraestrutura e corpo docente) do Campus Avançado Ipameri, local de funcionamento do curso. Sua oferta é, preferencialmente, no turno noturno, com 40 vagas, por turma.

RESOLUÇÃO Nº 028/2016_Gestão Comercial_Campus Ipameri

Coordenador de Curso : Ivan Alves - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Matriz Curricular

1º SEMESTRE

DISCIPLINAS

CHS

CHSE

CHSE-HR

 

Ética, Cidadania e Sustentabilidade

2

37

34

Fundamentos de Administração

4

74

68

Fundamentos de Economia

4

74

68

Fundamentos de Marketing

4

74

68

Metodologia e Técnicas de Pesquisa

2

74

68

Optativa I

2

37

34

Total de aulas / Semanal / Semestral

18

333

306

2º SEMESTRE

DISCIPLINAS

CHS

CHSE

CHSE-HR

Comunicação Empresarial

2

37

34

Fundamentos de Contabilidade

4

74

68

Gestão de Pessoas

4

74

68

Inglês Instrumental

2

37

34

Matemática Aplicada a Negócios

4

74

68

Optativa II

2

37

34

Total de aulas / Semanal / Semestral

18

333

306

3º SEMESTRE

DISCIPLINAS

CHS

CHSE

CHSE-HR

Administração Financeira

4

74

68

Administração de Materiais e Logística

4

74

68

Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado

4

74

68

E-commerce

2

37

34

Tecnologias de Apoio à Gestão Comercial

4

74

68

Total de aulas / Semanal / Semestral

18

333

306

4º SEMESTRE

Criatividade e Inovação

2

37

34

Custos e Formação de Preços

4

74

68

Gestão de Serviços e Qualidade

4

74

68

Gestão Operacional de Lojas

4

74

68

Planejamento e Gestão Estratégica

4

74

68

Total de aulas / Semanal / Semestral

18

333

306

 

5º SEMESTRE

DISCIPLINAS

CHS

CHSE

CHSE-HR

Atendimento, Negociação e Vendas

4

74

68

Código do Consumidor

2

37

34

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

2

37

34

Empreendedorismo

4

74

68

Liderança e Gestão de Equipes

2

37

34

Orçamento Empresarial

4

74

68

Total de aulas / Semanal / Semestral

18

333

306

Total de Horas Semestrais do Curso

1665

Atividades Extensionistas (Complementares)

75

Trabalho de Curso (TC)

75

Total de Horas do Curso

1815

(*): CHS – Carga Horária Semanal (aulas); CHSE – Carga Horária Semestral (aulas); CHSE-HR – Carga Horária Semestral em Horas de 55 minutos.

 

Optativas I – Libras e Matemática Básica

Optativas II – Informática Aplicada e Português Instrumental

 

Docentes

Maria Luiza Batista Bretas-Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Welton Lourenco Calhao de Jesus -Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Ana Alice dos Passos Gargioni -Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Rhennan Lazaro de Paulo Lima-Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Ivan Alves-Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Juliana Cristina da Costa Fernandes-Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Jussara de Fátima A. Campos Oliveira- Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

ERRATA

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MANUAL DE CONCLUSÃO E REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TCC 

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