TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL
Conforme consta no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (MEC/SETEC/2010), Parecer CNE/CES no 08/2007 e Parecer CNE/CES no 239/2008, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial é focado nas transações comerciais, sendo o tecnólogo capaz de atender a diversas formas de intervenção (varejo, atacado, representação, etc.) de qualquer setor. O profissional formado no curso será capaz de analisar as condições de viabilidade econômico-financeiro tributária, os instrumentos de relacionamento com o cliente, os princípios da qualidade, atuar no planejamento, operação, implementação e atualização de sistemas de informações comerciais que proporcionem maior rentabilidade e flexibilidade ao processo de comercialização. Atua no fluxo de informações com os clientes, proporcionando maior visibilidade institucional da empresa, definindo estratégias de venda de serviços e produtos, gerenciando a relação entre custo e preço final.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia (Resolução CNE/CP no 03/2002) definem a competência profissional como sendo a capacidade de mobilizar, articular e colocar em ação conhecimentos, habilidades, atitudes e valores necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho e pelo desenvolvimento tecnológico. Dessa forma, o Tecnólogo em Gestão Comercial possuirá as competências e habilidades de:
- Atuar no desenvolvimento de produtos, na sua distribuição e logística;
- Atuar na elaboração e operacionalização de ações de promoção de produtos eserviços;
- Atuar na gestão de vendas, sabendo negociar promovendo o fechamento de transações comerciais de acordo com política de preços preestabelecidos;
- Participar na elaboração, implantação e gerenciamento de projetos empresariais;
- Gerenciar atividades inerentes aos departamentos de marketing;
- Atuar na organização e gestão do varejo, atacado, representação comercial e demais setores empresariais respeitando a peculiaridade de cada um;
- Gerir departamentos comerciais, contemplando a íntegra do processo gerencial nos níveis estratégico, tático e operacional;
- Ser Capaz de generalizar e sintetizar os conceitos matemáticos aplicados à transações comerciais;
- Raciocinar de maneira lógico-analítica, para operar com valores e formulações quantitativas e estabelecer, assim, relações formais e causais entre fenômenos;
- Interpretar gráficos e modelos matemáticos;
- Analisar viabilidades econômicas, financeiras e tributárias;
- Demonstrar espírito empreendedor e visão sistêmica, identificando oportunidades;
- Conhecer e gerenciar o sistema de logística, canais de distribuição, armazenagem e as cadeias de suprimento;
- Conhecer, analisar e gerenciar o composto mercadológico;
- Conhecer a legislação empresarial, relacionada ao direito do consumidor, além de zelar pela segurança dos registros fiscais, legais, patrimoniais e humanos; Gerenciar custos e formação de preços dos produtos;
- Conhecer e utilizar recursos tecnológicos facilitadores e apoiadores da segurança da informação e do processo de gestão;
- Integrar as atividades inerentes ao setor comercial, como marketing, recursos humanos, logística, contabilidade e finanças e sua aplicabilidade nas empresas;
- Conhecer ferramentas de pesquisa para identificar o comportamento do consumidor e desenvolver estratégias inovadoras de atendimento;
- Atuar no planejamento, organização, direção e controle dos processos organizacionais, conhecendo os princípios da qualidade e proporcionando maior rentabilidade e flexibilidade ao processo de comercialização;
- Definir e estabelecer estratégias de venda de serviços e produtos, gerenciando a relação entre custo e preço final.
PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO
De forma geral, o egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial do IF Goiano – Campus Avançado Ipameri com base no Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia (MEC/SETEC/2010) deverá ser capaz de:
- Atuar no contexto socioeconômico e político do país;
- Analisar e implantar unidade ou redes de negócios, recrutar e selecionar pessoas, montar e liderar equipes, armazenar e distribuir produtos e prestar serviços;
- Ser um profissional e cidadão comprometido com os interesses e desafios da sociedade contemporânea e capaz de acompanhar a evolução científica e tecnológica da sua área de atuação, mantendo adequado padrão de ética profissional, conduta moral e respeito ao ser humano.
CARGA HORÁRIA TOTAL: 1.815
TURNO: O curso é ofertado, anualmente, considerando as condições (infraestrutura e corpo docente) do Campus Avançado Ipameri, local de funcionamento do curso. Sua oferta é, preferencialmente, no turno noturno, com 40 vagas, por turma.
RESOLUÇÃO Nº 028/2016_Gestão Comercial_Campus Ipameri
Coordenador de Curso : Ivan Alves - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Matriz Curricular
1º SEMESTRE |
||||
DISCIPLINAS |
CHS |
CHSE |
CHSE-HR |
|
Ética, Cidadania e Sustentabilidade |
2 |
37 |
34 |
|
Fundamentos de Administração |
4 |
74 |
68 |
|
Fundamentos de Economia |
4 |
74 |
68 |
|
Fundamentos de Marketing |
4 |
74 |
68 |
|
Metodologia e Técnicas de Pesquisa |
2 |
74 |
68 |
|
Optativa I |
2 |
37 |
34 |
|
Total de aulas / Semanal / Semestral |
18 |
333 |
306 |
|
2º SEMESTRE |
||||
DISCIPLINAS |
CHS |
CHSE |
CHSE-HR |
|
Comunicação Empresarial |
2 |
37 |
34 |
|
Fundamentos de Contabilidade |
4 |
74 |
68 |
|
Gestão de Pessoas |
4 |
74 |
68 |
|
Inglês Instrumental |
2 |
37 |
34 |
|
Matemática Aplicada a Negócios |
4 |
74 |
68 |
|
Optativa II |
2 |
37 |
34 |
|
Total de aulas / Semanal / Semestral |
18 |
333 |
306 |
|
3º SEMESTRE |
||||
DISCIPLINAS |
CHS |
CHSE |
CHSE-HR |
|
Administração Financeira |
4 |
74 |
68 |
|
Administração de Materiais e Logística |
4 |
74 |
68 |
|
Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado |
4 |
74 |
68 |
|
E-commerce |
2 |
37 |
34 |
|
Tecnologias de Apoio à Gestão Comercial |
4 |
74 |
68 |
|
Total de aulas / Semanal / Semestral |
18 |
333 |
306 |
|
4º SEMESTRE |
||||
Criatividade e Inovação |
2 |
37 |
34 |
|
Custos e Formação de Preços |
4 |
74 |
68 |
|
Gestão de Serviços e Qualidade |
4 |
74 |
68 |
|
Gestão Operacional de Lojas |
4 |
74 |
68 |
|
Planejamento e Gestão Estratégica |
4 |
74 |
68 |
|
Total de aulas / Semanal / Semestral |
18 |
333 |
306 |
5º SEMESTRE |
|||
DISCIPLINAS |
CHS |
CHSE |
CHSE-HR |
Atendimento, Negociação e Vendas |
4 |
74 |
68 |
Código do Consumidor |
2 |
37 |
34 |
Desenvolvimento Pessoal e Profissional |
2 |
37 |
34 |
Empreendedorismo |
4 |
74 |
68 |
Liderança e Gestão de Equipes |
2 |
37 |
34 |
Orçamento Empresarial |
4 |
74 |
68 |
Total de aulas / Semanal / Semestral |
18 |
333 |
306 |
Total de Horas Semestrais do Curso |
1665 |
||
Atividades Extensionistas (Complementares) |
75 |
||
Trabalho de Curso (TC) |
75 |
||
Total de Horas do Curso |
1815 |
(*): CHS – Carga Horária Semanal (aulas); CHSE – Carga Horária Semestral (aulas); CHSE-HR – Carga Horária Semestral em Horas de 55 minutos.
Optativas I – Libras e Matemática Básica |
Optativas II – Informática Aplicada e Português Instrumental |
Docentes
Maria Luiza Batista Bretas-Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Welton Lourenco Calhao de Jesus -Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ana Alice dos Passos Gargioni -Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Rhennan Lazaro de Paulo Lima-Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ivan Alves-Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Juliana Cristina da Costa Fernandes-Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Jussara de Fátima A. Campos Oliveira- Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Projeto Pedagógico do Curso (PPC)
Redes Sociais