Página inicial > EaD - Ensino a Distância > Retomada das aulas será com projeto-piloto de Ensino a Distância nesta segunda, 20
COVID-19

Publicado: Sexta, 24 de Abril de 2020, 14h05 | Última atualização em Sexta, 24 de Abril de 2020, 14h03 | Acessos: 1397

A partir desta segunda-feira (20/04) alunos do terceiro ano do ensino médio integrado (curso presencial) iniciarão oito disciplinas em quatro módulos durante 15 dias. É um teste de retomada segura durante a pandemia (COVID-19)

Devido à pandemia mundial causada pelo novo Coronavírus (Covid-19), o IF Goiano – Campus Trindade busca retomar, gradativamente, as atividades acadêmicas dos cursos presenciais por meio do Ensino a Distância (EaD). A intenção é contribuir para o isolamento social recomendado pelas instituições de saúde. A fase de teste começa com projeto-piloto somente com as turmas dos alunos dos terceiros anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, que já iniciarão as atividades na plataforma Moodle a partir desta segunda-feira (20/04). Assim, haverá continuidade às atividades educativas e reposição das aulas não ministradas durante a suspensão do calendário acadêmico. O calendário administrativo não foi alterado com a pandemia (veja feriados) e os técnicos administrativos continuam trabalhando remotamente, agora, por tempo indeterminado.

Dúvida? Leia nosso Perguntas frequentes

As aulas no Campus Trindade estão suspensas desde o dia 16 de março, em atendimento as orientações da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás. A decisão de teste para retomada por meio da EaD no campus foi planejada pedagogicamente e considerou que 91,35% dos estudantes do Campus Trindade tem acesso à internet e 76,65% a computadores. Conforme a Portaria da Reitoria nº 731, a educação a distância é uma alternativa viável para a continuidade da oferta dos cursos presenciais em até 60% da carga horária de cada disciplina. O documento ressalta ainda que o IF Goiano tem oito anos de experiência no ensino a distância.

Carta aberta do Ensino à comunidade acadêmica e aos pais/responsáveis pelos estudantes
Pesquisa de conectividade dos alunos do Campus Trindade
Horário docente de Atendimento On-Line

Live no Instagram
O Campus Trindade fará live (vídeo ao vivo) na rede social Instagram, domingo (19/04), às 19 horas, para explicar e tirar dúvidas de como o calendário acadêmico poderá ser retomado durante o período da pandemia do novo Coronavírus. Neste momento, o diretor-geral Júlio César Garcia conta com a participação dos pais e alunos porque vai frisar a importância do apoio da família à educação do estudante. “O aluno no ensino a distância enfrentará o desafio de lidar com a autonomia na busca pelo conhecimento científico e isso requer apoio da família”, ressalta.

Clique e siga o instagram do Campus Trindade @campustrindade

De acordo com a Direção Geral, após a fase de testes, haverá edital de auxílio financeiro de acesso à internet, bem como empréstimo de notebooks aos alunos que, comprovadamente, não tenham tido condições de conectividade e acesso ao moodle para realização de atividades a distância, durante o período de isolamento social. A instituição garantirá a reposição das atividades ofertadas em EaD aos estudantes que, comprovadamente, não consigam conectividade.

Projeto-piloto
A retomada, com um novo calendário acadêmico, será iniciada pelas turmas de terceiro ano dos cursos técnicos integrados ao ensino médio porque todos os alunos dessas turmas responderam o questionário do levantamento de acesso à internet, segundo a Gerência de Ensino. Outra justificativa é a tentativa de evitar o atraso na formatura, bem como garantir o conteúdo que é cobrado no Enem. Confira as dicas para solicitação de isenção de taxa no Enem 2020.

Momento síncrono
O percurso formativo planejado pela Coordenação de Ensino prevê que nesta fase piloto serão abordadas oito disciplinas, em 15 dias, divididas em quatro módulos. Haverá momentos em que o professor e os alunos estarão on-line ao mesmo tempo. É o que a Coordenação tem chamado de Momento Síncrono. Um exemplo é o atendimento on-line.

Quando o aluno está on-line realizando suas atividades, seja qual for o período do dia ou da noite, e o professor não estiver on-line ministrando conteúdo das mais variadas formas, esse momento é o assíncrono, em que não há sincronia de estado de on-line com o docente. Exemplo: leituras.

O horário de atendimento dos professores pode ser verificado no site do Campus Trindade aqui. Em caso de dúvidas os alunos e familiares podem entrar em contato pelo e-mail da Coordenação de Ensino: ensino.tri@ifgoiano.edu.br e o Whatsapp da Unidade de Assistência ao Educando: (62) 99224-5461.

Acesse
Campus Trindade - Portaria nº 083, de 17 de abril de 2020

Reitoria - Portaria nº 731, de 16 de abril de 2020

Curso de Moodle para professores e estudantes