Página inicial > Projetos de Pesquisa > Estudo do Temperamento e Tolerância ao Calor em Bovinos de Corte e Criação Extensiva

Publicado: Quarta, 16 de Setembro de 2015, 08h09 | Última atualização em Segunda, 02 de Setembro de 2019, 15h44 | Acessos: 1152

Este projeto visa avaliar o efeito do estresse ao calor no temperamento e desempenho em ganho em peso de bovinos da raça Nelore criados em sistema extensivo. Este estudo será conduzido na Fazenda Escola do Instituto Federal Goiano Câmpus Campos Belos. Durante o período experimental serão obtidos os dados de temperatura e umidade do ar, precipitação, temperatura do globo negro ao sol e a sombra e velocidade do vento por meio de uma estação de monitoramento ambiental. Será mensurado nas quatro estações do ano (outono, inverno, primavera e verão) com intervalo amostral de 60 minutos. Serão utilizados 100 novilhos nelores inteiros com média aproximadamente de 7 meses de idade com 240 kg de peso vivo. Os animais serão provenientes do rebanho das fazendas parceiras no projeto e vinculadas ao Sindicato Rural. Os animais serão mantidos em sistema de pastejo durante todo o período de avaliação com suplementação mineral e água a vontade. Serão realizadas as avaliações do temperamento animal (teste de reatividade no tronco de contenção e velocidade de saída), variáveis fisiológicas e ganho de peso. Os dados serão tabulados com a utilização do software Microsoft Excel. Utilizando-se o software SAS (versão 8.2 atualizada-1999) para aplicação da estatística descritiva e o cálculo das correlações.

Responsável pelo projeto de pesquisa: Prof. Doutora Eliandra Maria Bianchini Oliveira