Página inicial > Assistência Estudantil > Âmbitos de atuação da Assistência Estudantil

Âmbitos de atuação da Assistência Estudantil

Publicado: Segunda, 23 de Abril de 2018, 21h15 | Última atualização em Quinta, 14 de Setembro de 2023, 19h31 | Acessos: 985
Núcleo de Atenção à Saúde

A finalidade é oferecer atendimento ambulatorial nas áreas médica, odontológica, psicológica e nutricional para os alunos regularmente matriculados nos campi do IF Goiano, de acordo com disponibilidade do quadro de pessoal. As ações dos profissionais ligados a esse setor objetivam o cuidado integral por meio de ações de promoção da saúde, prevenção de agravos e tratamento de doenças físicas, mentais e sociais. Atualmente, o Campus Morrinhos conta com profissionais médico e odontóloga para os atendimentos na área da saúde.

Auxílio-Transporte

Tem como objetivo custear despesas com transporte no deslocamento do discente no trajeto residência - campus - residência, sendo os limites definidos em função do gasto devidamente comprovado. Para obter este benefício, o aluno deve estar regularmente matriculado em curso de nível superior ou educação profissional técnica de nível médio na modalidade presencial e apresentar situação de vulnerabilidade socioeconômica. A seleção dos alunos é realizada mediante edital anual. São oferecidas anualmente as modalidades de auxílio-transporte municipal e intermunicipal.

Residência Estudantil e Auxílio-Moradia

O regime de residência é uma das ações da Política de Assistência Estudantil do IF Goiano e consiste na concessão de infraestrutura física para os estudantes residirem, além de móveis e equipamentos básicos, com o objetivo de minimizar a evasão escolar, bem como oportunizar o acesso à educação de forma igualitária. Atualmente, o Campus Morrinhos conta apenas com residência para estudantes do sexo masculino, sendo que as três residências estudantis disponíveis abrigam até 36 alunos. A seleção dos estudantes é realizada mediante edital anual.

Auxílio-Moradia - Este benefício tem por finalidade oferecer auxílio financeiro que colabore para a permanência de estudantes na Instituição. Como o Campus Morrinhos ainda não possui residências para discentes do sexo feminino, o Auxílio-Moradia é direcionado às alunas que necessitam da residência estudantil para permanência na Instituição. A seleção das alunas beneficiadas é feita mediante edital anual.

Bolsa Atleta

O Programa Bolsa Atleta é destinado aos estudantes que participam dos treinamentos esportivos institucionais. Esse Programa tem como objetivo viabilizar a participação de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica nos treinamentos e nas práticas esportivas tanto no campus quanto nas competições internas ou externas ao IF Goiano.

Alimentação Escolar

O Campus Morrinhos, em consonância com o Programa Nacional de Alimentação Escolar, bem como ao Programa Nacional de Assistência Estudantil, oferece a todos os alunos matriculados refeições gratuitas. Atualmente são oferecidos café da manhã, almoço e jantar preparados por equipe qualificada, sob supervisão de nutricionista.

Acesso aos Programas

Para ter acesso aos Programas de Assistência Estudantil, os estudantes interessados precisam cadastrar o Perfil Socioeconômico e concorrer aos diferentes programas, bolsas e auxílios conforme os editais publicados. A inscrição é realizada por meio de formulário eletrônico e, após o seu preenchimento, os estudantes recebem a ficha de inscrição e as demais orientações por meio de e-mail e ligação telefônica. Caso sejam contemplados, os estudantes recebem os auxílios ou as bolsas durante o período de vigência estipulado nos editais.

Uniformes Escolares

Aos estudantes dos cursos técnicos de ensino médio são ofertados uniformes escolares institucionais. Cada estudante recebe, anualmente, em média seis peças de uniformes, dentre elas: camisetas para aulas comuns, camisetas para aulas práticas ou de campo, camisetas para aulas de educação física, bermuda para educação física, calça de frio e blusão de frio. Ao ofertar uniforme escolar, o fazemos porque acreditamos que os uniformes institucionais contribuem para a permanência e o êxito dos estudantes no campus.

Atividades de Bem-Estar, Cultura, Esporte e Lazer

Também no âmbito da Assistência Estudantil do Campus Morrinhos, são ofertados aos jovens estudantes espaços e atividades de bem-estar, de cultura, de esporte e de lazer. Ao longo do ano letivo, todos os estudantes e mesmo a comunidade externa, mediante participação em projetos de extensão, tem acesso ao Centro Vivência do Campus Morrinhos (CV Mhos), espaço destinado aos momentos escolares de recreação. Nesse espaço, contamos com Lanchonete, Sala de Multiuso (utilizada para estudo e descanso), Sala de Jogos (com mesas de pingue-pongue e pebolim), Sala de Atendimento e Acolhimento e ainda banheiros e vestiários. No CV Mhos os estudantes ficam boa parte de seu tempo livre na instituição, interagem, ouvem música, assistem tevê e participam de diferentes projetos e comemorações, como a tradicional festa do Dia do Estudante.

Assuntos Disciplinares

Os assuntos disciplinares no IF Goiano são abordados no âmbito da Assistência Estudantil e da Comissão Disciplinar Escolar do Campus Morrinhos. Para a aplicação de medidas disciplinares, utiliza-se o Manual de Assistência Estudantil do IF Goiano, que se encontra em sua 4ª Edição e está caminhando para a 5ª Edição. Antes de qualquer abordagem punitiva, compreendemos que é necessário o acolhimento dos estudantes, a compreensão dos fatos, bem como a orientação pedagógica acerca do que porventura acontecer, agindo assim, acreditamos que estamos contribuindo para a formação integral de todos os estudantes. Sendo necessárias, medidas disciplinares são aplicadas, sempre garantido aos estudantes o direito à informação, ao contraditório e à ampla defesa.