Página inicial > Cursos Superiores > Licenciatura em Química

Licenciatura em Química

Acessos: 1015

O curso de Licenciatura em Química propõe-se a oferecer sólida formação humanística e científica nas áreas pedagógica e específica. Ao longo do curso, o estudante tem acesso a uma formação generalista, mas sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da Química, e recebe preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de Química e de áreas afins na atuação profissional como educador no ensino fundamental e médio. O curso está organizado de forma a dar aos profissionais egressos condições de exercer a profissão de acordo com as exigências dos Conselhos Federal e Estadual de Educação, procurando formar futuros professores capazes de acompanhar as mudanças sempre presentes na evolução da sociedade.

A estrutura curricular proposta também atende os requisitos mínimos estabelecidos pelo Conselho Federal de Química, o que permite ao licenciado a atuar não somente no magistério do ensino fundamental e médio, como no desenvolvimento de pesquisa técnico-científica, por meio de programas de mestrados ou doutorados; na direção, supervisão e coordenação ou como responsável técnico em áreas das ciências químicas em diversas indústrias; na assistência, assessoramento e prestação de consultoria; na realização de vistorias, perícias, pareceres, laudos e atestados; e na realização de análises químicas de origem físico-química, químico-biológica, bromatológica, toxicológica, entre outras.

As atividades do curso de Licenciatura em Química no Campus Morrinhos tiveram início no ano de 2010. O curso foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) com conceito 4, em escala que varia de 1 a 5.

Áreas de Atuação: Escolas, universidades, institutos de educação e pesquisa, indústrias de alimentos, sucroalcooleira ou bioenergética, petróleo, farmacêutica, papel, celulose, prestação autônoma de serviços, instituições públicas ou privadas que necessitem de profissionais de Química.

Perfil do Profissional: O licenciado em Química é o profissional capacitado a: exercer o magistério no âmbito do Ensino Fundamental e Médio; atuar no ensino não-formal (Ensino a Distância, Educação Especial, centros e museus de ciências e de divulgação científica); continuar sua formação acadêmica ingressando, preferencialmente, na pós-graduação nas áreas de Ensino de Química, Educação, Divulgação Científica ou quaisquer das sub-áreas da Química ou Ciências; lecionar disciplinas de Química em Instituições de Ensino Superior; desenvolver metodologias e materiais didáticos de diferentes naturezas, identificando e avaliando seus objetivos educacionais; articular as atividades de ensino de Química na organização, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas da escola; dominar habilidades básicas de comunicação e cooperação; atuar em laboratórios de ensino e pesquisa em universidades ou em indústrias químicas; dirigir, supervisionar, programar, coordenar, orientar e atuar como responsável técnico no âmbito das atribuições respectivas; prestar assistência, assessoria, consultoria, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização; realizar vistoria, perícia, avaliação, arbitramento e serviços técnicos; elaborar pareceres, laudos e atestados; desenvolver ensaios e pesquisas em geral, de métodos e produtos; realizar análise química e físico-química, químico-biológica, bromatológica, toxicológica e legal, padronização e controle de qualidade.

Tipo: Licenciatura

Duração: 4 anos

Turno: Noturno

Reconhecimento: Conceito 4 do MEC