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Projetos em Andamento no Campus Avançado Hidrolândia 2016

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Publicado: Sexta, 23 de Setembro de 2016, 07h26 | Última atualização em Segunda, 30 de Março de 2020, 13h38 | Acessos: 1771

 

Título: Desenvolvimento das Unidades produtivas do Assentamento de Canudos.

Resumo: Produção integrada de gado de leite e/ou leite/corte para comercialização de leite, carne animais para reprodução e vacas de leite, com vistas na melhoria da qualidade de vida das cinco famílias do assentamento de Canudos. Concomitantemente acontecerá formação de profissionais de níveis técnicos, tecnológicos e superior e a realização de pesquisas aplicadas para o bem da coletividade. Posteriormente, através das diferentes formas de extensão rural e dos meios de comunicação do IF Goiano, consolidaremos o projeto da assistência técnica cooperativa, inovações tecnológicas e pesquisas aplicadas.

Período: 01/01/2015 a 01/01/2022

Coordenador: Cláudio Samara dos Reis.

Alunos envolvidos: Alunos do Curso técnico em Agropecuária.

 

Título: Educação e saúde.

Objetivo do Projeto: Sensibilizar os estudantes e professores do 8º e 9º ano do ensino fundamental das escolas estaduais e municipais de Hidrolândia-Go, no que se refere a temas relacionados a prevenção de doenças e promoção de saúde.

Período: 13/06/2016 a 31/12/2016

Coordenador: Thays Martins Vital da Silva.

Alunos envolvidos: Debora Martins dos Santos Silva (bolsista); Ana Luiza de Souza Lopes; Debora Cristina Santos Silva; Brenda Camilla Ribeiro Laureano.

 

 

 

 

 

 

Título: Ensinando História de Goiás a estudantes do 9° ano de Escola Pública de Hidrolândia.

Objetivo do Projeto: Oferecer um breve curso de história de Goiás a estudantes de uma escola estadual localizada no município de Hidrolândia. Tal projeto justifica-se pela ausência de conteúdos referentes à história de Goiás nos currículos de História das escolas públicas no Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Período: 13/06/2016 a 31/12/2016

Coordenador: Rogério Chaves da Silva.

Alunos envolvidos: Laís Ferreira Fonseca (bolsista).

 

Título: Educação ambiental conservação do patrimônio público.

Objetivo do Projeto: Os valores desenvolvidos pela sociedade contemporânea, de estímulo ao consumismo desenfreado, conduziram à formação de uma cultura de desperdícios de recursos ambientais, cujo resultado é o acúmulo de resíduos sólidos de tal monta, que já constitui séria ameaça à manutenção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Isso exige de todas as organizações e, em especial, das prestadoras de serviços públicos, o engajamento no esforço de promover mudanças profundas nos hábitos e costumes de todos os agentes envolvidos em suas atividades, conscientizando-os da necessidade do uso racional desses bens, como forma de embate ao desperdício de recursos ambientais e de estímulo à prática ecoeficientes. Nesse sentido, a proposta deste projeto tem como objetivo de promover o desenvolvimento da educação ambiental e a preservação do patromônio público que envolva ações de sensibilização sobre o uso racional dos recursos. .

Período: 13/06/2016 a 31/12/2016

Coordenador: Gabriela Nogueira Ferreira da Silva Beltrão

Alunos envolvidos: Laura Beatriz Silva Cruz (bolsista)

 

Título: Sabão líquido sustentável em Hidrolândia: reuso de óleo de fritura.

Resumo do Projeto: Levando em consideração a preservação do meio ambiente, uma das questões que estão em discussão hoje é a respeito do reaproveitamento e reciclagem de materias. Nesse sentido, faz-se necessário discutir sobre o reuso do óleo de fritura o qual em geral é descartado de forma inadequada. Nesse contexto do óleo de cozinha usado, quando lançado ao meio ambiente de forma inadequada, ocasiona sérios impactos, tais como contaminação do solo e da água. Todavia, estes impactos podem ser reduzidos a partir de medidas simples como a reciclagem deste óleo. Acreditando que a educação ambiental é uma ferramenta transformadora, este trabalho tem como objetivo principal a conscientização da comunidade de Hidrolândia, bem como da comunidade escolar com relação aos impactos ambientais causados pelo descarte inadequado do óleo de cozinha usado, além de apresentar aos participantes do projeto uma fonte de renda alternativa a partir da produção de sabão e detergente biodegradável

Período: 13/06/2016 a 31/12/2016

Coordenador: Paulo Silva Melo.

Alunos envolvidos: Wherick Jorge Caldas de Jesus (bolsista); Maria Clara Araújo de Oliveira; Milton Lázaro de Souza Neto.

 

Título: Aprendendo Ciência: o dia a dia no campus Hidrolândia na percepção dos alunos.

Resumo do Projeto: A situação do ensino de Ciências nas escolas de Ensino Médio é preocupante e alternativas que busquem uma melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem nestas disciplinsa se tonam tarefas relevantes. O presente projeto pretende ir em busca de incentivos de discussãos de conceitos das mais variadas disciplinas dos cursos técnicos em Informática e Técnico em Agropecuárias Integrados ao ensino médio, isso, através das redes sociais utilizando-se de pequenos vídeos produzidos pelos próprios alunos daquilo que eles estão estudando e nas situações que mais lhes chamam a atenção. Nesse sentido, os conceitos serão descritos ou demonstrados na perspecitva dos alunos. Após analisados pelo orientador, os que forem aprovados serão divulgados pelas redes sociais com o propósito de chegar ao maior número de pessoas possível, principalmente de alunos do ensino médio de outras escolas. Tal proposta tem como pano de fundo a divulgação científica, permitindo à comunidade a ter acesso a conceitos científicos em uma linguagem própria dos alunos, e ao mesmo tempo a nos permitir a identificar a percepção dos alunos a respeitos dos conceitos estudados nos seus respectivos cursos.

Período: 13/06/2016 a 31/12/2016

Coordenador: Iuri Stênio Rodrigues.

Alunos envolvidos: Carlos Eduardo Batista de Aguiar (bolsista); Karita Regiane de Castro Sousa; Wigenes Pereira da Silva.

 

Título: “Matemágica” em Hidrolândia.

Objetivo do Projeto: Divulgar a Matemática como área de conhecimento, sua história, suas aplicações no mundo, sua ligação com outras áreas de conhecimento, possibilitando ao estudante a compreensão da sua realidade, por meio de um processo que contemple as habilidades presentes nas expectativas de aprendizagem. Dessa forma, é possível atender às culturas local e juvenil, estimular a leitura e a escrita, a argumentação, a validação de processos e as formas de raciocícnio como a intuição, indução, dedução, analogia e estimativa.

Período: 13/06/2016 a 31/12/2016

Coordenador: Berto Rodrigo Marinho da Luz.

Alunos envolvidos: Alunos do Curso técnico em Agropecuária.

 

 

 

 

 

 

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