Página inicial > Cursos Superiores > Licenciatura em Pedagogia

Licenciatura em Pedagogia

Acessos: 1609

O curso de Licenciatura em Pedagogia visa formar profissionais capazes de investigar, refletir, gerar conhecimento, gerir e ensinar, tanto no âmbito escolar como em espaços não-escolares. O percurso de formação objetiva a qualificação para o trabalho em instituições educativas, onde se pode atuar no magistério (Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, disciplinas pedagógicas de cursos de formação em nível médio e Educação Especial), na gestão pedagógica e educacional, no âmbito escolar e institucional. Qualifica também para o trabalho em instituições não-escolares e não formais. Faz parte dessa formação profissional a experiência investigativa, bem como de reflexão acerca de aspectos políticos e culturais da ação educativa. O curso foi criado em 2013.

A proposta curricular do curso tem como princípios norteadores a valorização do trabalho pedagógico como base da formação do profissional da educação; a formação teórica sólida, interdisciplinar e articulada; a pesquisa como eixo de formação; as práticas curriculares e o estágio como eixos de formação e articulação; o trabalho partilhado e coletivo; a possibilidade de ampliação e aprofundamento de conhecimentos; e o reconhecimento de experiências não disciplinares como elementos curriculares altamente relevantes para a formação do Pedagogo.

Áreas de Atuação: O espaço de atuação é diversificado e o Pedagogo pode trabalhar em instituições escolares públicas, privadas ou comunitárias, como docente (Educação Infantil, séries iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos) e gestor do trabalho pedagógico, incluindo atividades de orientação, supervisão e administração educacional. Além dos espaços escolares, pode desenvolver suas competências em clínicas psicopedagógicas, programas de terapia ocupacional, empresas, serviços de difusão e de comunicação de massa, serviços de saúde e no desenvolvimento de ações educativas e de pesquisas educacionais em organizações não-governamentais e outros espaços de educação não-formal.

Perfil do Profissional: O Licenciado em Pedagogia pode exercer as seguintes funções: docente em escolas das Redes Pública, Particular e Comunitária; orientador educacional em escolas das Redes Pública, Particular e Comunitária; supervisor e coordenador de escolas das redes pública, particular e comunitária; diretor e assistente de diretor de escolas das redes pública, particular e comunitária; supervisor de ensino do sistema público estadual e municipal; assessor pedagógico; dirigente de ensino do sistema público estadual e municipal.

Tipo: Licenciatura

Turno: Noturno

Duração: 4 anos

Reconhecimento: Conceito 5 do MEC