Página inicial > Eventos > Extensão - Ceres > Estágio e Emprego - Campus Ceres > Instruções para o ESTÁGIO dos cursos de bacharelado e técnicos

Instruções para o ESTÁGIO dos cursos de bacharelado e técnicos

Publicado: Segunda, 10 de Mai de 2021, 13h50 | Última atualização em Quarta, 12 de Mai de 2021, 15h38 | Acessos: 7483

CONSIDERAÇÕES INICIAIS DO ESTÁGIO

Antes de preencher os documentos de estágio, é necessário que o estudante leia as instruções que estão em conformidade com o Regulamento dos Cursos, Projeto Pedagógico do Curso e Regulamento de Estágio.

• Toda documentação relativa ao início de estágio deverá ser protocolada no setor de estágio antes do aluno iniciar suas atividades de estágio.
  • A ausência do Termo de Compromisso de Compromisso de Estágio caracterizará vínculo empregatício perante o MPT – Ministério Público de Trabalho e sujeitará a parte concedente as sanções previstas na Lei.
  • Em hipótese alguma aceitaremos documentos sem as devidas assinaturas.
  • No caso de qualquer alteração do Termo de Compromisso de Estágio durante o período de estágio, o aluno deverá informar o setor de estágio através do Termo aditivo.
  • Caso o aluno não se interesse em continuar com o estágio, ele deverá procurar o setor para receber orientação quanto ao procedimento de desligamento da empresa.
  • Após solicitado a intenção de realizar o estágio e entregar a documentação adequada o Núcleo de Estágio possui 07 dias úteis para realizar os cadastros/documentos necessários para o início das atividades.
  • O Prazo para entrega dos documentos da conclusão do estágio será no máximo 45 dias após a data de finalização do estágio.
  • O aluno deverá procurar o orientador antes, durante e após concluir o estágio, visando a elaboração, avaliação do relatório e construção da pasta de estágio via Suap.
  • As dúvidas referentes a parte legal do estágio poderão ser sanadas no regulamento.
  • Dúvidas que surgirem antes, durante e após o estágio poderão ser sanadas, também, pelo núcleo de estágio pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
  • Os estudantes devem estar atentos ao total de horas de estágio necessárias para conclusão das atividades, este valor deve ser consultado no PPC de cada curso.

DOCUMENTOS NORTEADORES DO ESTÁGIO:

INICIANDO O ESTÁGIO

• Preencher os endereços bit.ly/estagio_bacharelado, para estudantes dos cursos de bacharelado, ou bit.ly/estagio_agropecuaria, para estudantes dos cursos técnicos.
  • Preencher o documento Informações para Termo de compromisso de estágio (arquivo editável) e enviar em arquivo editável, sem assinaturas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
  • Enviar o Plano de Trabalho (arquivo editável), em formato PDF, devidamente preenchido e assinado, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
  • Em caso de estágio externo ao IF Goiano o estudante deverá verificar se os nomes do supervisor e do responsável pela instituição concedente estão nesta lista. Caso não estejam, os prestadores externos deverão preencher o Termo de Responsabilidade para Uso do Suap (arquivo editável), assinar e enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

DURANTE E FINALIZANDO O ESTÁGIO

MARCANDO A APRESENTAÇÃO DO ESTÁGIO (para cursos que exigem apresentação de banca)

O estudante e o orientador são responsáveis por organizar a defesa e informar o Núcleo de Estágio, com antecedência, as informações necessárias através do endereço bit.ly/estagio_banca.

MONTANDO A PASTA DE ESTÁGIO NO SUAP

Quase todos os documentos serão elaborados pelos estudantes e encaminhados ao orientador. O orientador cria um documento (formulário) no Suap, utiliza o recurso “copiar e colar” do documento entregue pelo estudante e depois requisita as assinaturas necessárias.

O orientador deve criar o processo no Suap e anexar os documentos na ordem seguinte:

Após inserir todos os documentos, o orientador envia o processo ao Núcleo de Estágio (UE-CE). A responsável pelo Núcleo de Estágio faz a conferência dos documentos e emite uma declaração de que o estudante concluiu com êxito e de que o professor(a) orientou o(a) estudante durante o período de XX/XX a YY/YY e envia a ambos.

SOLICITANDO ALTERAÇÃO NO TERMO DE COMPROMISSO E/OU ALTERÇÃO DE SUPERVISOR

Preencher o Termo aditivo (termo de compromisso de estágio) (arquivo editável) e enviar em arquivo editável, sem assinaturas, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Quando pronto, o documento deve ser anexado ao processo.

SOLICITANDO A MUDANÇA DE ORIENTADOR

Enviar a Declaração de mudança de orientador (arquivo editável) em formato PDF, devidamente preenchido e assinado, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Quando pronto, o documento deve ser anexado ao processo.

SOBRE O SEGURO

Seguro contra acidentes pessoais é obrigatório conforme a Lei nº 11788/2008. Os acadêmicos do IF Goiano - Campus Ceres estão amparados por seguro contra acidentes pessoais. Os dados da seguradora devem constar no Termo de Compromisso de Estágio conforme dados: Seguradora Gente Seguradora AS e Apólice 1463.

Núcleo de Estágio/ Gerência de Extensão