Programas - Ceres
Com o objetivo de incentivar à preparação para a pós-graduação e formação de novos pesquisadores e profissionais diferenciados, por meio da aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, do desenvolvimento do pensar científico e da criatividade, o Campus Ceres participa de programas institucionais que visam à Iniciação Científica. Os programas são constituídos das modalidades Programa Institucional de Bolsa de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (Pibic) e Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic) – para estudantes de cursos superiores – e Pibic-Jr e Pivic-Jr para estudantes de cursos de nível médio. Com exceção do Pivic, o estudante recebe auxílio financeiro do CNPq ou do IF Goiano para executar o projeto aprovado de pesquisa junto ao orientador. O primeiro programa de iniciação científica no Campus Ceres, no caso o PIbic-Jr, teve se início em 2009, com 5 bolsistas do CNPq. Atualmente (2015) temos 90 bolsistas ao total, em todas modalidades e agências financiadoras.
Período de inscrição:
- Período inscrição: abertura do edital no período de março a maio de cada ano;
- Vigência da bolsa: agosto a julho;
- Documentos necessários: de acordo com o edital.
Critérios de seleção:
- Produção do orientador: a) Currículo Lattes; b) Produção Científica, últimos 5 anos;
- Produção do aluno: a) Histórico Escolar e Currículo Lattes;
- Projeto: Projeto de pesquisa.
Avaliação das propostas:
- Comitê Científico interno: confere documentação, fichas de autoavaliação [pontuação informada no currículo (aluno e professor) e histórico escolar (aluno)];
- Revisores externos ad hoc: avaliam e pontuam as propostas;
- Comitê Científico Externo do CNPq: fazem avaliação final com base nos pareceres de cada proposta e recomendam ou não, validando a seleção.
Redes Sociais