Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Apoio e modelos
Início do conteúdo da página

Apoio e modelos

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 13 de Dezembro de 2017, 16h29 | Última atualização em Sexta, 07 de Fevereiro de 2025, 20h02 | Acessos: 32329

Manuais

 

TÍTULO

DESCRIÇÃO

 

 

Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos – Normaliza IFB

 

Manual do Instituto Federal de Brasília (IFB) explicando todos os detalhes de como confeccionar trabalhos acadêmicos de qualquer espécie.

O manual, interativo segue e explica com sucesso todas as regras da ABNT referentes e por isso é uma grande referência de utilização.

Apenas deve-se ficar atento às adaptações necessárias, tais como nome da instituição, cursos, disciplinas e sistemas.

 

Trabalhos acadêmicos na Unisul: apresentação gráfica

 

O manual de trabalhos acadêmicos da Unisul também é um ótimo farol para guiar quanto à formatação e normalização. 

 

Documentos de apoio

TÍTULO

DESCRIÇÃO

MORE/UFSC

Atualmente é possível armazenar suas referências por coleções criadas segundo suas necessidades e/ou preferências. Também é possível pesquisar e importar uma referência para o seu rol de referências. Atualizado com as Normas ABNT 6023/2018 e 10520/2023.

 

Sobre o Repositório Institucional

O Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiano (RIIF Goiano) participa do movimento mundial de acesso aberto à produção técnico-científica permitindo a busca e a recuperação da informação tanto nacional quanto internacional por meio de plataformas integradas de pesquisas acadêmicas.
A gestão do RIIF Goiano é de responsabilidade do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi), vinculado à Pró-Reitoria de Ensino (Proen). O projeto do repositório institucional é uma parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) e Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI) do IF Goiano.

Acesse o RIIF Goiano

 

Somente serão disponibilizadas as obras:
I - mediante defesa e/ou aprovação determinada por banca examinadora específica dos cursos de graduação, conforme declaração entregue junto com a obra, no caso de trabalhos de conclusão de curso; ou
II - com defesa e aprovação em programas de Pós-Graduação reconhecidos pela CAPES/MEC;
III - com concordância dos autores no preenchimento e na assinatura do Termo Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), no qual o autor afirma estar ciente da publicação da obra de sua autoria no RIIF Goiano, gratuitamente e por tempo indeterminado, que deve ser entregue conforme expresso no Regulamento ;e
IV - estar de acordo com as Normas Brasileiras (NBR’s) de trabalhos acadêmicos, de referências bibliográficas, tais como as elencadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas(ABNT).
O TCAE deverá constar, obrigatoriamente, dentro dos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório, contendo a assinaturas eletrônicas do autor e do orientador do trabalho, com todas as informações corretamente preenchidas. Se porventura o Termo não estiver inserido, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma.


Como solicitar a ficha catalográfica

Como fazer a ficha catalográfica de forma eletrônica - O Sistema Integrado de Bibliotecas - SIBi disponibiliza à comunidade acadêmica, a elaboração de ficha catalográfica para trabalhos acadêmicos (Monografias, Dissertações e Teses). 

Para emitir a Ficha Catalográfica, acesse o link de acesso direto ao Sistema no Suap:  https://suap.ifgoiano.edu.br/admin/edu_ifgoiano/ficha/

Atente-se aos itens para preencher o formulário eletrônico, a saber:
 

  • Título do trabalho acadêmico; 
  • Nome do autor(es) do trabalho acadêmico;
  • Nome do orientador com a titulação (especialista, mestre ou doutor);
  • Tipo do trabalho acadêmico (Trabalho de Conclusão de Curso, Dissertação ou Tese)
  • Número de folhas (ex. 75 fls.); 
  • Palavras – chave (no máximo cinco palavras-chave); 
  • Nome do curso (Graduação e Pós-Graduação); 
  • Ano do término do curso.

Em caso de dúvidas, acesse o Tutorial do Sistema Eletrônico de Ficha Catalográfica - Clique aqui!

 

Observações:

  • A Ficha Catalográfica deverá constar logo após a folha de rosto do seu trabalho acadêmico. É um elemento obrigatório para TCCs (de graduação e especialização), dissertações e teses.
  • Caso forem imprimir a folha gerada, a mesma deverá ficar no verso da folha de rosto. Em caso de dúvidas na utilização dos elementos em um trabalho acadêmico, consultar a Norma Brasileira (NBR) NBR:14724 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em vigência.
  • Antes de iniciar a confecção da Ficha Catalográfica, verifique o formato do trabalho acadêmico. Artigos científicos não levam ficha catalográfica.
  • Verifique com a coordenação do curso a necessidade do trabalho acadêmico constar a Ficha Catalográfica.
  • Evite digitar as informações somente em CAIXA ALTA. Alterne da forma que a primeira letra fique em caixa alta e as demais em caixa baixa.

 

Fim do conteúdo da página
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.