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Educação Inclusiva

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Publicado: Segunda, 24 de Agosto de 2020, 12h10 | Última atualização em Quinta, 09 de Setembro de 2021, 18h15 | Acessos: 918
O que é Educação Inclusiva?

Entende-se a Educação Inclusiva como processo social, pedagógico, cultural, filosófico, estético e político de ações educativas, pedagógicas e administrativas voltadas para a inclusão, o acesso, a permanência e o êxito de todos/as os/as estudantes. Demandando um enfoque especial àqueles/as estudantes que possuam algum tipo de: Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD); Altas Habilidades/Superdotação; jovens, adultos e idosos com deficiência na educação ao longo da vida e Transtornos Específicos da Aprendizagem, que detenham alguma Necessidade Educacional Específica.

 

Quem são as pessoas com necessidades educacionais específicas?

São todas as pessoas que necessitam de políticas de inclusão, nos mais diversos campos da sociedade. O Napne responde pelas ações relacionadas ao atendimento dos diferentes grupos de pessoas excluídas e marginalizadas no âmbito do IF Goiano. No tocante à educação inclusiva, podemos destacar:

  • Deficiências;
  • Transtornos Globais do Desenvolvimento;
  • Altas Habilidades ou Superdotação;
  • Pessoas excluídas e marginalizadas: que encontram-se em situação de desfavorecimento social devido à etnia, orientação sexual, gênero, credo, condição econômica, necessidades específicas, pessoas encarceradas, apenadas e adolescentes em conflito com a lei.

 

Legislação sobre Educação Inclusiva

Declaração de Salamanca - Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais

Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011

Lei nº 10.845, de 5 de março de 2004

Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015

Parecer Homologado - Consulta sobre possibilidade de aplicação de terminalidade específica nos Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio

Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012

Resolução nº 019/2017, de 02 de maio de 2017

Resolução nº 030/2016, de 17 de junho de 2016

Resolução nº 024/2013, de 01 de março de 2013

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