Educação Inclusiva
O que é Educação Inclusiva?
Entende-se a Educação Inclusiva como processo social, pedagógico, cultural, filosófico, estético e político de ações educativas, pedagógicas e administrativas voltadas para a inclusão, o acesso, a permanência e o êxito de todos/as os/as estudantes. Demandando um enfoque especial àqueles/as estudantes que possuam algum tipo de: Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD); Altas Habilidades/Superdotação; jovens, adultos e idosos com deficiência na educação ao longo da vida e Transtornos Específicos da Aprendizagem, que detenham alguma Necessidade Educacional Específica.
Quem são as pessoas com necessidades educacionais específicas?
São todas as pessoas que necessitam de políticas de inclusão, nos mais diversos campos da sociedade. O Napne responde pelas ações relacionadas ao atendimento dos diferentes grupos de pessoas excluídas e marginalizadas no âmbito do IF Goiano. No tocante à educação inclusiva, podemos destacar:
- Deficiências;
- Transtornos Globais do Desenvolvimento;
- Altas Habilidades ou Superdotação;
- Pessoas excluídas e marginalizadas: que encontram-se em situação de desfavorecimento social devido à etnia, orientação sexual, gênero, credo, condição econômica, necessidades específicas, pessoas encarceradas, apenadas e adolescentes em conflito com a lei.
Legislação sobre Educação Inclusiva
Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011
Lei nº 10.845, de 5 de março de 2004
Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015
Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012
Resolução nº 019/2017, de 02 de maio de 2017
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