Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE)

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 11 de Outubro de 2024, 10h43 | Última atualização em Sexta, 11 de Outubro de 2024, 10h45 | Acessos: 58

Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE)

O NAPNE é um núcleo consultivo e de assessoramento que articula pessoas e setores para o desenvolvimento de implantação/implementação de ações inclusivas no âmbito do IF Goiano. Tem como objetivo principal promover a Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva por meio do desenvolvimento de ações de tecnologia, educação, cidadania e profissionalização para pessoas com Necessidades Educacionais Específicas. Dentre suas atividades, destaca-se: a busca por parcerias de apoio técnico; promoção e ivulgação de eventos e atividades relacionadas à Educação Inclusiva e intermediação entre os setores institucionais nas atividades direcionadas à Inclusão de Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas.

 
Alunos com direito ao atendimento

 

Os alunos que têm direito ao atendimento prestado pelo NAPNE foram delimitados nos termos do REGULAMENTO PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO IF GOIANO (RESOLUÇÃO Nº 030/2016 DE 17 DE JUNHO DE 2016)

Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

  • Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação.
  • Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.
  • Alunos com distúrbios de aprendizagem: aqueles que apresentam modificações nos padrões de aquisição, assimilação, análise e armazenamento de informações (devido a uma questão neurobiológica). Incluem-se nesta definição: Dislexia, Discalculia, Disgrafia, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
  • Alunos com necessidades educacionais específicas provisórias: aqueles que adquirem um quadro, de caráter temporário, que resulta em dificuldades ou impedimentos no desenvolvimento acadêmico.
  • Alunos jovens, adultos e idosos com deficiência à educação ao longo da vida: aqueles que já sofreram diferentes formas de exclusão e, particularmente, o efeito cumulativo de múltiplas discriminações, em razão da condição de deficiência, ruralidade, gênero e outras que podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade, em condições com as demais pessoas.

 

  Como o aluno é inserido:

A identificação dos estudantes com necessidades específicas pode ser feita das diversas formas:

  1. No ato do processo seletivo/matrícula, pelo aluno ou responsável, nos documentos a serem preenchidos e/ou anexados no sistema;
  2. A qualquer tempo, em contato com o Núcleo, com entrega de laudo;
  3. No decorrer do período letivo, por parte de professores, colegas de turma, ou demais profissionais envolvidos no processo pedagógico, encaminhando a demanda para o setor, de modo a serem analisadas e consideradas pelo Núcleo, quando suspeita da necessidade educacional específica do aluno.

 

Membros do Napne

O Núcleo é composto pela equipe conforme disposto na PORTARIA Nº 4487/TRINDADE/IFGOIANO, DE 27 DE SETEMBRO DE 2024 

  • Luciano Fonseca da Silva  -  Professor do EBTT/Coordenador 
  • Cláudia Caetano Gonçalves Mendes Lima - Pedagoga 
  • Luciane Silva de Souza Prudente - Bibliotecária-Documentalista 
  • Priscila Rodrigues do Nascimento - Professora EBTT 
  • Iuri Ribeiro - Professor do EBTT
  • Rodrigo de Sousa Gomide - Professor do EBTT
  • Julia Resende da Silva - Estagiária/Pedagogia
  • Sandra Soares - Estagiária/Pedagogia
  • Ana Maria Silva Pimentel - Estagiária/Pedagogia
Documentos
Contato
registrado em:
Fim do conteúdo da página