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Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE)

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Publicado: Sexta, 11 de Outubro de 2024, 10h43 | Última atualização em Sexta, 11 de Outubro de 2024, 10h45 | Acessos: 26

Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE)

O NAPNE é um núcleo consultivo e de assessoramento que articula pessoas e setores para o desenvolvimento de implantação/implementação de ações inclusivas no âmbito do IF Goiano. Tem como objetivo principal promover a Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva por meio do desenvolvimento de ações de tecnologia, educação, cidadania e profissionalização para pessoas com Necessidades Educacionais Específicas. Dentre suas atividades, destaca-se: a busca por parcerias de apoio técnico; promoção e ivulgação de eventos e atividades relacionadas à Educação Inclusiva e intermediação entre os setores institucionais nas atividades direcionadas à Inclusão de Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas.

 
Alunos com direito ao atendimento

 

Os alunos que têm direito ao atendimento prestado pelo NAPNE foram delimitados nos termos do REGULAMENTO PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO IF GOIANO (RESOLUÇÃO Nº 030/2016 DE 17 DE JUNHO DE 2016)

Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

  • Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação.
  • Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.
  • Alunos com distúrbios de aprendizagem: aqueles que apresentam modificações nos padrões de aquisição, assimilação, análise e armazenamento de informações (devido a uma questão neurobiológica). Incluem-se nesta definição: Dislexia, Discalculia, Disgrafia, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
  • Alunos com necessidades educacionais específicas provisórias: aqueles que adquirem um quadro, de caráter temporário, que resulta em dificuldades ou impedimentos no desenvolvimento acadêmico.
  • Alunos jovens, adultos e idosos com deficiência à educação ao longo da vida: aqueles que já sofreram diferentes formas de exclusão e, particularmente, o efeito cumulativo de múltiplas discriminações, em razão da condição de deficiência, ruralidade, gênero e outras que podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade, em condições com as demais pessoas.

 

  Como o aluno é inserido:

A identificação dos estudantes com necessidades específicas pode ser feita das diversas formas:

  1. No ato do processo seletivo/matrícula, pelo aluno ou responsável, nos documentos a serem preenchidos e/ou anexados no sistema;
  2. A qualquer tempo, em contato com o Núcleo, com entrega de laudo;
  3. No decorrer do período letivo, por parte de professores, colegas de turma, ou demais profissionais envolvidos no processo pedagógico, encaminhando a demanda para o setor, de modo a serem analisadas e consideradas pelo Núcleo, quando suspeita da necessidade educacional específica do aluno.

 

Membros do Napne

O Núcleo é composto pela equipe conforme disposto na PORTARIA Nº 4487/TRINDADE/IFGOIANO, DE 27 DE SETEMBRO DE 2024 

  • Luciano Fonseca da Silva  -  Professor do EBTT/Coordenador 
  • Cláudia Caetano Gonçalves Mendes Lima - Pedagoga 
  • Luciane Silva de Souza Prudente - Bibliotecária-Documentalista 
  • Priscila Rodrigues do Nascimento - Professora EBTT 
  • Iuri Ribeiro - Professor do EBTT
  • Rodrigo de Sousa Gomide - Professor do EBTT
  • Julia Resende da Silva - Estagiária/Pedagogia
  • Sandra Soares - Estagiária/Pedagogia
  • Ana Maria Silva Pimentel - Estagiária/Pedagogia
Documentos
Contato
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