Mestrado em Agroquímica
Conheça o Programa de Pós-Graduação em Agroquímica
O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Agroquímica (PPGAq) do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) - Campus Rio Verde, vinculado à Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (DPGPI), visa a formar recursos humanos altamente qualificados, por meio do desenvolvimento de capacidades criadoras, e a investigação científica e técnico profissionais; formar recursos humanos para atuarem no ensino, no gerenciamento, na pesquisa e no desenvolvimento; e formar profissionais de alto nível para que possam atuar como pesquisadores e como docentes em cursos de graduação e pós-graduação.
Missão
A missão deste programa de pós-graduação stricto sensu é a formação de recursos humanos de alto nível na área de Agroquímica, com competências e habilidades que contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico de Goiás e do Brasil, por meio de desenvolvimento de projetos interdisciplinares, em que uma das ciências base é a química e que apresentem qualidade, inserção regional e alinhamento com o setor produtivo, sem ignorar a importância das questões ambientais.
O PPGAq busca um fortalecimento do quadro de pesquisadores na região sudoeste do estado de Goiás, assim como da infraestrutura institucional em que reside, de forma a delinear uma vertente de formação de mestres cada vez mais qualificados e com conceitos voltados para sistemas modernos, inovadores e sustentáveis. Para além disso, visa a permitir, a partir da formação, um egresso crítico, emancipado e com alto grau de competitividade profissional, bem como a ética e responsabilidade profissional
Visão
Consolidar-se enquanto programa de pós-graduação stricto sensu verticalizado, por intermédio da oferta dos níveis mestrado e doutorado na área de Agroquímica nos próximos quatro anos. Isso se torna possível a partir do desenvolvimento ascendente profissional do discente, bem como da produção científica do corpo docente (consideradas suas parcerias nacionais e internacionais, qualidade e quantidade de publicações técnico-científicas e seu impacto regional, nacional e internacional), do progresso da infraestrutura disponível para a formação de recursos humanos, assim como da consolidação do PPGAq.
Logo, o curso de doutorado que será implementado permitirá, assim, o desenvolvimento de projetos de pesquisa mais amplos, duradouros e abrangentes e, também, a formação continuada dos discentes, o que contribui para a ascensão profissional dos egressos de mestrado na área de Agroquímica, seja no mercado industrial, corporativista, docência ou como pesquisador. Para além disso, permitir maior grau de especialização e incentivar a formação de doutores no interior de Goiás, com expertises de química aplicada e tecnológica. Dessa forma, a inserção de práticas como o desenvolvimento de projetos que permitem gerar produtos em escala de bancada, com potencialidade de escalonamento e aplicações agroindustriais e industriais, direcionar as pesquisas a partir de estudos de caso, em parceria com o setor produtivo, na resolução de problemas e desenvolvimento de novas tecnologias, que envolvam a ciência aplicada para o aumento da produtividade e diminuição dos impactos ambientais e ter acentuada participação no cenário nacional e internacional de práticas em desenvolvimento sustentável, principalmente voltadas para o Bioma Cerrado.
Valores:
Inserção social, por meio da verticalização do ensino no âmbito do IF Goiano; Integração com a comunidade interna e externa;; Produção qualificada;; Valorização pessoal; Trabalho em equipe; Credibilidade; Responsabilidade; Cooperação; Ética, moral e transparência; Competência e visibilidade; Respeito à diversidade.
Área de Concentração: Agroquímica
PÚBLICO ALVO
Na busca por contribuir para a formação acadêmica e profissional dos seus discentes, o PPGAq tem como público alvo, especialmente, profissionais com graduação nas áreas/cursos de Ciências Agrárias, Química, Biologia, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental, Saneamento Ambiental, Ciências Agrícolas, Bioquímica, Farmácia, Biomedicina, Nutrição e outros cursos de áreas fins, a critério e análise da comissão de seleção e homologação e do colegiado do PPGAq.
Área de Concentração
O PPGAq enquadra-se na grande área das Ciências Agrárias I, e tem a Área de Concentração (AC) em Agroquímica e envolve o desenvolvimento e a aplicação de metodologias e técnicas para o estudo do potencial de substâncias de origem natural, de importância econômica para a agricultura, para o meio ambiente e para o homem. Envolve, ainda, o estudo de problemas ambientais no Cerrado, associados à poluição e à contaminação por químicos de origens diversas. O PPGAq se diferencia dos demais Programas de Pós-Graduação na Área de Agroquímica por focar suas pesquisas no Cerrado, trabalhando na interface ambiente e agronegócio. O programa abrange duas linhas de pesquisas, sendo a Linha de Pesquisa 1 (LP1), a Agroquímica Orgânica e a Linha de Pesquisa 2 (LP2) a Agroquímica Ambiental.
Redes Sociais