Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Química

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Domingo, 28 de Junho de 2015, 00h00 | Última atualização em Terça, 06 de Dezembro de 2022, 21h01 | Acessos: 12534

 

APRESENTAÇÃO

Você já parou para pensar no quanto a Química é importante em nossas vidas? Ela está presente em tudo! Desde os materiais necessários à produção pela indústria de produtos comuns ao nosso dia a dia, como por exemplo, medicamentos, alimentos, produtos de higiene e limpeza, além da sua importância para setores como o agronegócio, atuando na produção e controle de qualidade. A química definitivamente tornou nosso modo de viver em sociedade mais confortável, a partir das comodidades que tornam nossos dias mais prazerosos. Agora, o que você acha de fazer parte de tudo isso e ainda poder repassar este conhecimento adiante?

 

O QUE VOU ESTUDAR DURANTE O CURSO?

Fenômenos químicos por meio do desenvolvimento de Processos de Inovação Científica e Tecnológica na área da Química. Como conduzir, supervisionar e coordenar a área técnica em Química em diferentes setores da indústria. Realizar o controle de qualidade de produtos oriundos de diferentes setores de produção. Fundamentos básicos de diferentes tipos de análises químicas importantes para a liberação e certificação de produtos. A prática docente (professor) e suas estratégias pedagógicas para a transmissão de conhecimento Químico a estudantes do Ensino Básico.

 

DE QUE PRECISO GOSTAR?

Interesse em conhecer a natureza dos fenômenos que nos cercam e como explicá-los. Interessar-se por Ciências Naturais (especialmente Química). Gostar de temas relacionados à Educação de forma geral. Ver a Matemática como uma ferramenta importante para sua formação geral. Ter disponibilidade para conhecer e experimentar novas tecnologias.

 

ONDE PODEREI TRABALHAR?

A área de atuação do Licenciado em Química é ampla. Ele é um profissional habilitado a ministrar aulas na Educação Básica (Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e no Ensino Superior. Pode também atuar na área de desenvolvimento de metodologias experimentais (desenvolvimento de métodos de análise, síntese e caracterização de substâncias), análises químicas em controle de qualidade, além da operação de equipamentos de instrumentação química modernos. Há também a possibilidade de se dedicar à pesquisa acadêmica.

Sua atuação inclui diferentes etapas da produção industrial, em variáveis ramos da indústria química e correlatas, tais como: supervisão da fabricação de produtos para o mercado consumidor doméstico (detergentes, cosméticos, outros), de insumos agrícolas (fertilizantes e defensivos), insumos industriais (corantes, estabilizantes, conservantes, aromatizantes e aditivos em geral para conferir propriedades específicas a certos produtos ou materiais), matérias-primas (solventes, plásticos, borrachas e produtos químicos em geral); no controle de qualidade de matérias-primas e produtos para que os produtos finais atinjam as especificações impostas pelo mercado ou pelos órgãos oficiais de controle sanitário; o tratamento de efluentes industriais, visando a proteção do meio ambiente e o reaproveitamento de subprodutos.

 

QUANTO TEMPO DURA O CURSO?

8 semestres, totalizando 4 anos em nossa Instituição, com aulas à noite.

 

QUANTO CUSTA?

Totalmente gratuito.

 

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

Modalidade de oferta: Licenciatura

Carga Horária: 3228 horas

Coordenador: Jozemir Miranda dos Santos (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Documentos:

 

Fim do conteúdo da página