Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Alimentos

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 25 de Mai de 2015, 16h00 | Última atualização em Quarta, 07 de Junho de 2023, 19h58 | Acessos: 5066

O curso tem como objetivo formar profissionais capazes de exercer atividades técnicas com habilidades e atitudes que lhes permitam participar de forma responsável, ativa, crítica e criativa na solução de problemas na área processamento de alimentos, sanitização industrial, gestão da qualidade, sendo ainda capaz de continuar aprendendo e adaptando-se com flexibilidade às diferentes condições do mercado de trabalho. Além do domínio dos saberes tecnológicos, expressos na forma de competências gerais e específicas, pressupõe-se a formação de um profissional crítico, criativo e autônomo do processo de aprendizagem, historicamente situado em seu contexto e capaz de articular com as demais áreas do conhecimento.

Ao longo do curso, o aluno estudará disciplinas relativas à formação geral (Língua Portuguesa, Matemática, Língua Estrangeira, História, Física etc.) e à formação profissional (Microbiologia, Processamento de Frutas e Hortaliças, Tecnologia de Bebidas, Análise de Alimentos etc.). As aulas acontecem nos turnos matutino e vespertino, com atividades teóricas nas salas de aula e práticas nos laboratórios de Agroindústria, Panificação, Carnes, Microbiologia e Química, entre outros.

Perfil do Profissional: O Técnico de Alimentos apresenta competências e habilidades na área de Ciência e Tecnologia, possuindo conhecimentos de Química, Processamento e Biotecnologia de Alimentos. Este profissional desenvolve atividades como: operação e controle da linha de processamento e conservação de matérias-primas, produtos e subprodutos das indústrias alimentícia e de bebidas;  supervisão técnica na implantação, monitoramento e treinamento nos Sistemas de Gestão da Qualidade; análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais de matérias primas, produtos e processos; avaliação e compilação de documentos para registro de produtos, patentes, marcas e afins; pesquisa de novos produtos, processos e embalagens.

Áreas de Atuação: Indústrias de alimentos e bebidas. Entrepostos de armazenamento e beneficiamento. Laboratórios, institutos de pesquisa e consultoria. Órgãos de fiscalização sanitária e proteção do consumidor. Indústria de insumos para processos e produtos. Cooperativas/Associações Industriais, Agroindustriais e Comerciais. Entidades Governamentais de Regulamentação e Análise Fiscal.

Turno: Integral (manhã e tarde)

Duração: 3 anos

Coordenação: Wiaslan Figueiredo Martins (wiaslan.martins@ifgoiano.edu.br)

Documentos:

Fim do conteúdo da página