Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Estágio > Instruções para o ESTÁGIO dos cursos de licenciatura
Início do conteúdo da página

Instruções para o ESTÁGIO dos cursos de licenciatura

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 10 de Mai de 2021, 14h10 | Última atualização em Terça, 07 de Novembro de 2023, 10h54 | Acessos: 4265

CONSIDERAÇÕES INICIAIS DO ESTÁGIO

Antes de preencher os documentos de estágio, é necessário que o estudante leia as instruções que estão em conformidade com o Regulamento dos Cursos, Projeto Pedagógico do Curso e Regulamento de Estágio.

  • Antes do início do estágio o estudante deve procurar sua coordenação de estágio e/ ou a coordenação de curso, bem como ler a Cartilha de Estágio, para orientações.
  • Toda documentação relativa ao início de estágio deverá ser enviada ao Núcleo de Estágio, dentro do limite de prazo determinado no Calendário Acadêmico vigente e, preferencialmente, antes do estudante iniciar suas atividades de estágio.
  • A ausência do Termo de Compromisso de Estágio caracterizará vínculo empregatício perante o MPT – Ministério Público de Trabalho e sujeitará a parte concedente as sanções previstas na Lei, portanto NÃO pode ser caracterizado como atividade de estágio.
  • Em hipótese alguma aceitaremos documentos sem as devidas assinaturas.
  • No caso de qualquer alteração do Termo de Compromisso de Estágio durante o período de estágio, o estudante deverá informar o setor de estágio por meio do do Termo Aditivo.
  • Após manifestada a intenção de realizar o estágio e havendo sido entregue a documentação adequada, o Núcleo de Estágio terá 7 dias úteis para realizar os cadastros e preparar os documentos necessários para o início das atividades.
  • O prazo para entrega dos documentos da conclusão do estágio seguirá o definido no Calendário Acadêmico vigente.
  • O estudante deverá procurar o orientador antes, durante e após concluir o estágio, visando a elaboração, avaliação do relatório e constituição do processo de estágio, no Suap.
  • Dúvidas que surgirem quanto ao processo poderão ser sanadas, também, pelo núcleo de estágio pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
  • Os estudantes devem estar atentos ao total de horas de estágio necessárias para conclusão das atividades, estando este valor disponibilizado no PPC de cada curso.

 

DOCUMENTOS NORTEADORES DO ESTÁGIO:

 

INICIANDO O ESTÁGIO

  • Preencher o endereço bit.ly/estagio_licenciatura.
  • Preencher o documento Carta de Apresentação (arquivo editável) e enviar em arquivo editável para a coordenação de estágio.
  • Em caso de estágio externo ao IF Goiano, o estudante deverá verificar, junto ao Núcleo de Estágio (via e-mail), se os prestadores externos estão cadastrados no sistema Suap. Caso não estejam, os prestadores externos deverão preencher o Termo de responsabilidade para uso do Suap (arquivo editável), assiná-lo e enviá-lo para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
  • Para os prestadores externos realizarem a assinaturas necessárias via Suap é preciso acessar o tutorial explicativo pelo endereço https://youtu.be/wtWzKp9CvOk.

 

MONTANDO O PROCESSO DE ESTÁGIO NO SUAP

A criação da pasta se inicia com a Carta de Apresentação do estudante, e é feita pela coordenação de estágio. Uma vez criada, os demais documentos deverão ser adicionados logo em seguida pelo orientador responsável. Os documentos elaborados pelo estudante deverão ser encaminhados ao orientador, que por sua vez fará a inserção deles no Suap, bem como requerer as assinaturas necessárias. Os documentos deverão estar na seguinte ordem:

  • Termo de Compromisso de Estágio e Plano de Trabalho: após ser preenchido pelo estudante, este documento deve ser enviado ao Núcleo de Estágio do Campus Ceres, em formato editável, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O responsável pelo Núcleo de Estágio irá finalizar o termo, assiná-lo e solicitar as assinaturas necessárias (estudante, diretor-geral, responsável pela IES, supervisor de ensino e orientador).
  • Lista de Atividades Diárias do Estágio Curricular Supervisionado e Avaliação do Supervisor - Observação ou Lista de Atividades Diárias do Estágio Curricular Supervisionado e Avaliação do Supervisor - Semi-regência e Regência: o estudante deverá preencher a Lista de Atividades Diárias e, então, o supervisor responsável fará a avaliação. O orientador, de posse deste documento, criará sua versão no Suap, irá assiná-la e requerer a assinatura do supervisor e do estagiário.
  • Relatório de Estágio: o estudante preencherá este formulário e o enviará ao orientador, que criará a versão do documento no Suap, irá assiná-la e requerer a assinatura do estagiário. A depender do estágio em execução, será necessário anexar o Projeto de Intervenção Investigativa e/ ou os Planos de Aula no relatório.
  • Avaliação pelo Orientador (Ciências Biológicas) ou Avaliação pelo Orientador (Química): o orientador deverá preencher o documento compatível com sua modalidade de atuação ou com o curso do estudante, inserir o arquivo no Suap e assiná-lo. (Exclusivamente para a matriz antiga do curso de Ciências Biológicas, usar este modelo.)
  • Após a inserção de todos os documentos no processo on-line, o orientador deverá enviá-lo ao Núcleo de Estágio (UE-CE). O servidor responsável pelo Núcleo de Estágio fará a conferência dos documentos e o lançamento deles no Suap, finalizando o processo em seguida.

 

SOLICITANDO ALTERAÇÃO NO TERMO DE COMPROMISSO E/ OU ALTERÇÃO DE SUPERVISOR

O estudante deverá preencher o Termo Aditivo (ao Termo de Compromisso de Estágio) e enviá-lo em arquivo editável, sem assinaturas, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Quando pronto, o documento será anexado ao processo.

 

SOLICITANDO A MUDANÇA DE ORIENTADOR

Deve-se enviar a Declaração de mudança de orientador, devidamente preenchido, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Quando pronto, o documento deve ser anexado ao processo. A depender do caso, tal alteração poderá exigir o refazimento do Plano de trabalho.

 

SOBRE O SEGURO

O seguro contra acidentes pessoais é obrigatório conforme a Lei nº 11.788/2008. Os acadêmicos do Campus Ceres estão amparados por seguro contra acidentes pessoais. Até 31 de dezembro de 2023 o Campus Ceres possui contrato com a Seguradora Sura S/A - CNPJ 33.065.699/0001-2br possuindo cada estudante uma apólice individual que pode ser acessada neste endereço. Para localizar seu nome, utilize uma ferramenta de busca do próprio leitor de PDF em uso.

Observação: este passo só será necessário nos casos de empresas que exigem apólices individuais, pois os dados da seguradora já constam no Termo de Compromisso.

 

 

Núcleo de Estágio/ Gerência de Extensão

Fim do conteúdo da página