INOVAÇÃO
É o conjunto de atividades de pesquisa com o objetivo de desenvolver tecnologias e processos de inovação. O PIBITI (Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação) é o principal programa de inovação do Campus Urutaí. A seleção projetos e de bolsistas de graduação ocorre anualmente por meio de edital publicado pela Pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação do IF Goiano.
A Lei de Inovação (Lei 10.973/04) define que a pesquisa em desenvolvimento tecnológico e inovação deverá contribuir efetivamente para introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo e social que resulte em novos produtos, serviços ou processos ou que compreenda a agregação de novas funcionalidades ou características a produto, serviço ou processo já existente que possa resultar em melhorias e em efetivo ganho de qualidade ou desempenho. Sendo assim os projetos de pesquisas devem ter a finalidade de: introdução de um novo método ou automação de um processo de produção; introdução de nova fonte de matéria-prima ou funcionalidade de embalagem; introdução de nova forma de organização empresarial ou inserção de diferencial mercadológico; introdução de produto, design, aplicativo, novos cultivares, ou abertura a novo mercado; introdução de novos benefícios ou novas formas de interação/inclusão social (Inovação social); geração de modalidades inovadoras de emprego, renda e transferências de tecnologias envolvendo microempreendedores individuais, inventores independentes, núcleos tecnológicos, hubs de inovação. incubadoras, startups, empresas juniores e entidades afins. Para saber mais sobre inovação, acesse: www.gov.br/mcti.
As atividades de inovação e os processos de proteção de propriedade intelectual/industrial no Campus Urutaí são realizados com o apoio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IF Goiano. Visite: www.ifgoiano.edu.br/home/index.php/nit.html
Redes Sociais