Página inicial > Publicações > REPOSITÓRIO DE DADOS BRUTOS

REPOSITÓRIO DE DADOS BRUTOS

Publicado: Quarta, 23 de Setembro de 2020, 16h41 | Última atualização em Quarta, 23 de Setembro de 2020, 16h41 | Acessos: 1500

O projeto “DADOS ABERTOS DE PESQUISAS” foi cunhado sob a filosofia de Ciência Aberta, para expansão e valoração da pesquisa científica, visando disponibilizar dados brutos oriundos de observações e experimentação técnico-científicas, garantindo que os seus autores, pesquisadores e estudantes recebam todo o merecido crédito enquanto agentes geradores de dados. Ao mesmo tempo, vislumbra-se o reuso apropriado de dados, seja em atividades didático-pedagógicas ou em novas pesquisas.

O repositório se serve da plataforma Dataverse (dataverse.org), desenvolvida e mantida pelo The Institute for Quantitative Social Science (IQSS) da Harvard University. O sistema fornece uma estrutura de arquivamento e publicação de dados com reconhecimento de autores, dando-lhes visibilidade, permitindo-lhes citação, descoberta e preservação dos dados, não exigindo backup ou manutenção pelo proprietário.

O arquivamento é feito em dataverses, que consistem de containers virtuais de arquivos nos quais é possível organizar e disponibilizar dados de pesquisa completamente documentados, seguindo o princípio conhecido como FAIR: Findable, Accessible, Interoperable, Reproducible. Mais especificamente, um conjunto de dados de pesquisa desenvolvida no âmbito do IF Goiano torna-se Armazenável, Preservável, Acessível, Encontrável, Citável, Compreensível, Confiável, Reproduzível, Reutilizável.

Um conjunto de dados recebe automaticamente e gratuitamente um identificador digital persistente e inequívoco (um DOI, como nos artigos científicos). Com isso, o conjunto de dados recebe uma citação (autores, ano, título, distribuidor, identificador digital) que pode e deve ser usada como referência em publicações científicas. O depósito é muito simples e rápido. Ao receber o depósito, a curadoria do repositório realiza apenas uma análise simples de formato e descrição dos dados e logo faz a publicação.

O Repositório foi oficializado pela Portaria n. 174 de 26 de agosto de 2020. O endereço eletrônico do dataverse do Campus Urutaí é: https://dataverse.harvard.edu/dataverse/pesquisa-urt