Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Câmpus Ceres dá início à 16ª edição da Feira de Ciência e Tecnologia

Câmpus Ceres dá início à 16ª edição da Feira de Ciência e Tecnologia

Publicado: Quarta, 21 de Outubro de 2015, 22h04 | Última atualização em Quinta, 20 de Setembro de 2018, 17h08 | Acessos: 3363

Evento, que segue até 23 de outubro, espera visitantes de escolas e instituições de pesquisa do Vale de São Patrício. Integrando a cerimônia de abertura, a unidade realizou também sua II Feira de Diversidade Cultural Brasileira

Evento foi financiado pelo IF Goiano e pela Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado de Goiás
imagem sem descrição.

Na tarde desta quarta-feira, 21 de outubro, o Câmpus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizou a solenidade de abertura de sua XVI Feira de Ciência e Tecnologia (FCT). O evento, que ocorre em simultaneidade à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, visa apresentar à comunidade os projetos de desenvolvimento científico e tecnológico de estudantes do IF Goiano e outras instituições da região do Vale de São Patrício.

Abraçando o Ano Internacional da Luz, declarado pela Organização das Nações Unidas, a Feira neste ano traz o tema Ciência: luz do conhecimento. Como principal objetivo da escolha está o de mostrar a relação existente entre a produção científico-tecnológica e o desenvolvimento humano e a transformação e inclusão sociais.

Alterando a forma de realização de edições anteriores, a XVI FCT apresentará trabalhos de cunho experimental e/ ou prático, desenvolvidos pelos estudantes dos cursos técnicos do IF Goiano e de cursos de Nível Médio de outras instituições de ensino. Aos acadêmicos dos cursos superiores foi reservado o espaço para coorientar os trabalhos, a fim de garantir a participação de toda a comunidade discente da Instituição.

“Feira das Regiões” – dando continuidade a uma iniciativa vinda dos estudantes de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e da ex-professora da unidade Lourdes Freitas, o Câmpus Ceres também realiza a II Feira de Diversidade Cultural Brasileira. Em 2015 a edição, organizada pela docente Weslene Mendonça em parceria com os formandos dos cursos técnicos integrados, foi alocada como parte integrante da abertura da FCT. A proposta da Feira das Regiões, como foi carinhosamente apelidada, é representar as cinco regiões nacionais – Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste – por meio de danças, músicas e comidas típicas.

Durante toda a tarde e também em período noturno, estudantes das 3ª série dos cursos técnicos integrados Agropecuária e Informática fizeram apresentações de dança e música, além de venderem tapioca, churrasco, pamonha e outras comidas representativas de cada região.

Exposição de trabalhos – A exposição dos trabalhos da XVI FCT, bem como a visitação de escolas e instituições de ensino e pesquisa da região se iniciam nesta quinta-feira, 22, a partir das 13h. A entrada é gratuita e, além dos experimentos, visitantes encontrarão diversas atividades culturais e mostra de orquídeas, realizada pelo Viveiro Rei das Orquídeas.

Acesse a programação da XVI Feira de Ciência e Tecnologia

Álbum de fotografias do dia 22 de outubro

Fabiana Couto, presidenta da Comissão Organizadora da Feira de Ciência e Tecnologia de 2015

Público foi composto de estudantes, servidores e membros da comunidade ceresina