Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Estudantes do curso técnico em Informática participam da Latinoware 2015

Estudantes do curso técnico em Informática participam da Latinoware 2015

Publicado: Terça, 27 de Outubro de 2015, 16h12 | Última atualização em Quinta, 20 de Setembro de 2018, 17h07 | Acessos: 1479

Em parceria com o IFG, estudantes do Câmpus Ceres do IF Goiano viajaram até Foz do Iguaçu para participar do evento, que reuniu mais de 4.000 participantes do Brasil e exterior

Entre 14 e 16 de outubro, estudantes e professores do curso técnico em Informática do Câmpus Ceres participaram da 12ª edição da Conferência Latino-americana de Software Livre (Latinoware 2015). O evento ocorreu no Parque Tecnológico de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná.

Graças à iniciativa de estudantes e professores do curso, foi possível angariar fundos para garantir a ida à conferência, que já estava na agenda de eventos dos discentes desde 2014. A caravana foi composta também por discentes e professor do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG).

De acordo com o organizador da caravana para o IF Goiano, Adriano Braga, que também é docente do curso técnico em Informática, a participação dos estudantes na Latinoware lhes possibilitou o contato com participantes de vários locais do mundo e, principalmente, com estudantes de Institutos Federais de todo o Brasil.

É a primeira vez que os discentes do curso técnico em Informática presenciam um evento desse porte. “A conferência é um dos maiores eventos de Software Livre do mundo, com participantes de vários estados brasileiros, além de Argentina, Equador, Estados Unidos, Inglaterra, México, Peru e Venezuela”, explica Braga.

Durante o evento, foram abordados temas como as tendências e o futuro do hardware livre, segurança e privacidade, novo conceito de desenvolvimento integrado com operações, modelagem 3D, fotografia panorâmica e videografismo com software livre, educação e robótica pedagógica, desenvolvimento e métodos ágeis, software público, cyberativismo, entre outros.

A Latinoware é organizada pela Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil, Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Caravana do IF Goiano e IFG: de Ceres e Goiânia para o Parque Tecnológico de Itaipu, em Foz do Iguaçu (Crédito: equipe IF Goiano/ IFG)

Imagem oficial dos participantes da Latinoware 2015 (Crédito: Latinoware)

Ascom Campus Ceres (com informações do Portal Latinoware 2015)